Estratégias para melhorar o processo de alfabetização

Ajudar as crianças a começar a desenvolver habilidades de alfabetização durante a primeira infância pode ser uma chave para o desenvolvimento saudável e o sucesso em seus estudos futuros.

Felizmente, desenvolver habilidades de alfabetização em seu filho não significa que você precisa começar a ensiná-lo a ler imediatamente.

Ao contrário, simplesmente ler para seu filho vinte minutos por dia é uma das atividades mais importantes de alfabetização que você pode realizar para prepará-lo para aprender a ler e ter sucesso na escola.

Você sabia que existem várias estratégias de “tempo de história” que você pode usar, enquanto lê para seu filho, para ajudá-lo a desenvolver habilidades de alfabetização desde a infância sem que ele nunca saiba? Experimente alguns dos truques abaixo na próxima vez que ler com seu filho e veja se ele não começa a se transformar em um pequeno leitor ávido diante de seus olhos.

Passe o dedo em cada palavra

Passar o dedo sob cada palavra à medida que você lê começa a desenvolver habilidades de alfabetização para crianças pequenas de maneiras que você nem pode imaginar.

Ler e escrever da esquerda para a direita e de cima para baixo não é algo natural para todas as crianças. Passar o dedo sob cada palavra à medida que lê ajuda as crianças a desenvolver um senso de orientação.

No início, seu filho pode nem perceber o que você está fazendo com o dedo – mas mais cedo ou mais tarde. Então seu filho começará a observar seu dedo e, ao fazê-lo, não apenas desenvolverá um senso de orientação para ler e escrever, mas também começará a desenvolver um conceito de palavras, espaçamento entre palavras e letras impressas

. Antes que você perceba, ele começará a correr o dedo sob as palavras enquanto você lê, imitando o que ele viu você fazer,

Foco no vocabulário

Uma criança não precisa saber ler para construir um vocabulário. Na verdade, muito do vocabulário de uma criança é adquirido muito antes de ela começar a ler. Ter um vocabulário bem desenvolvido é a chave para aprender a ler no futuro.

O desenvolvimento de um vocabulário forte em uma idade jovem ajuda as crianças a desenvolverem “conhecimentos básicos” que usarão para aprendizado futuro. A

maioria dos pais, e até mesmo alguns educadores, não percebem que o cérebro humano – especialmente o cérebro de uma criança – aprende anexando novas informações a informações antigas. Se pudermos anexar algo novo a algo antigo, será mais fácil entendermos.

Ajudar seu filho a construir um conhecimento prévio, desenvolvendo seu vocabulário, tornará muito mais fácil para ele aumentar seu vocabulário e aprender a ler quando entrarem na escola.

Use seu tempo de história para expandir o vocabulário de seu filho. Reserve um tempo para apontar palavras importantes. Use livros ilustrados para começar a desenvolver associações entre palavras e os objetos e significados que representam.

Ao ler, discuta com seu filho palavras importantes que ele talvez não saiba. Construir o vocabulário de pequeno desde tenra idade tornará muito mais fácil para ele quando começar a aprender a ler.

Verifique a compreensão

A compreensão de leitura é uma das habilidades mais importantes que as crianças em idade escolar precisam ter.

Infelizmente, é também uma das áreas onde muitas crianças lutam mais ao longo de suas carreiras de ensino fundamental e médio.

Concentrar-se na compreensão desde cedo não só dará ao seu filho uma vantagem, mas também ajudará a garantir que ele seja capaz de desenvolver desde cedo as habilidades de compreensão de que precisará para ter sucesso na escola.

Depois de ler uma história para seu filho, faça-lhe algumas perguntas para ver o quanto ele entendeu ou se lembra. Se ele não conseguir responder a uma pergunta, volte para a página onde a resposta foi encontrada e releia a página. Em seguida, faça a pergunta novamente.

Leia de novo e de novo!

Ler o mesmo livro todos os dias pode parecer um pouco enfadonho, mas se for um livro que seu filho gosta, eles vão adorar lê-lo repetidamente.

A repetição é a chave para o aprendizado. Não quer dizer que você não possa, ou não deva, mudar um pouco, mas ler o mesmo livro regularmente irá aprimorar todas as estratégias de aprendizagem que você está empregando, aprimorar seu vocabulário e torná-lo muito mais fácil para ele quando ele deve começar a ler por conta própria.

Leia para o seu filho o mesmo livro todos os dias, e em nenhum momento ele começará a virar as páginas quando você chegar ao final do texto, corrigindo-o quando você cometer erros ou mudar a história, e até mesmo fingir que está lendo o livro sozinho.

E então, curtiu as dicas? Não deixe de aplicá-las com seu filho, aluno ou qualquer outra criança que precise de sua ajuda!

Leia também – 4 livros de Monteiro Lobato para incentivar a leitura infantil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.