A Meta, empresa dona do Instagram e Facebook, está realizando um estudo para que possa fazer pagamentos em dinheiro a criadores de conteúdo. A princípio, espera-se que se encontre maneiras de pagar a eles de acordo com o número de visualizações e compartilhamento dos vídeos em seu perfil, nas redes sociais.
Analogamente, a Meta, empresa de Mark Zuckerberg, tem como objetivo, aprimorar o conteúdo disponibilizado em suas redes sociais, e atrair os usuários de outras plataformas, como o Tik Tok, por exemplo. Ela está testando atualmente, uma nova forma de pagamento, através de vídeos curtos, conhecidos como Reels.
Desse modo, as plataformas como o Instagram e Facebook, deixarão de gerar receita, apenas com anúncios veiculados a seus usuários. Ademais, a proposta é trazer um incentivo a mais aos produtores de conteúdo destas redes sociais, que poderão criar vídeos mais divertidos, com um grande apelo de consumo.
Com essas mudanças, a Meta espera que se crie uma oportunidade para que anunciantes e usuários gastem mais recursos e tempo, na utilização de seus aplicativos. A empresa tem, há algum tempo, travado uma dura batalha contra sua maior rival, o Tik Tok, rede social pertencente a ByteDance Ltd.
Concorrência entre gigantes
O Tik Tok é uma rede social que tem atraído vários usuários por conta de seus vídeos curtos e um longo feed. Quem utiliza a plataforma, costuma passar horas visualizando seu conteúdo, por muito mais tempo que em outros apps de materiais midiáticos. A Meta procura então se igualar à empresa em alguns aspectos.
Dessa maneira, o Instagram e Facebook passaram a apresentar algumas ferramentas parecidas com os do Tik Tok. Seus usuários então começaram a visualizar seus feeds por mais tempo. No entanto, os vídeos divulgados e compartilhados pelas redes sociais não geraram muito dinheiro.
A Meta então entendeu que isso era um obstáculo aos seus negócios, visto que não garantia uma maior receita. Ela acabou reduzindo o pagamento a criadores de conteúdo. De fato, no terceiro trimestre de 2022, a Meta teve um custo de US$500 milhões com essa monetização de influencers digitais em suas plataformas.
Sendo assim, a Meta estima que irá regularizar sua situação junto aos produtores de conteúdo até o final do ano ou início de 2024. A empresa espera atrair um número maior de usuários do Instagram e Facebook para que eles possam assistir seus vídeos e que os anunciantes gastem mais recursos com propagandas.
Demissão em massa no Facebook
Em suma, a Meta tem buscado formas de garantir uma maior receita com o Instagram e Facebook. A segunda rede social realizou um grande número de demissões no ano passado. A empresa de Mark Zuckerberg então passou a ser notícia nos jornais dos Estados Unidos, tratando de suas pretensões empresariais.
O Facebook divulgou um balanço que foi considerado fraco pelo mercado financeiro do país. Dessa forma, no terceiro trimestre de 2021 a empresa teve um lucro líquido de US$9,19 bilhões. Já em 2022, houve uma redução de mais de 50%, passando para US$4,39 bilhões no mesmo período da estimativa do ano anterior.
Criadores de conteúdo do Instagram e Facebook
Com objetivo de aumentar a renda com o Instagram e Facebook, e sair de uma crise financeira, a Meta irá oferecer aos seus criadores de conteúdo, formas de ganhar dinheiro através do número de visualizações de seus vídeos. Espera-se que assim, esses influencers digitais apresentem materiais de uma maior qualidade.
Essa seria uma forma de oferecer aos usuários de suas redes sociais, mídias com um maior valor agregado, visto que os influencers digitais teoricamente, passariam a criar vídeos mais sofisticados e atrativos, em busca de ganhar dinheiro com isso.
Instagram e Facebook
Atualmente é possível que criadores de conteúdo publiquem suas mídias no Instagram e Facebook ao mesmo tempo. Para tal é necessário utilizar as conexões que ambas possuem. Deve-se acessar o perfil do Instagram e tocar no menu. Depois deve-se tocar em “Configurações” e em seguida, em “Conta”.
Na seção “Contas vinculadas”, é preciso tocar em “Facebook”. Deve-se fornecer as informações de login, escolher qual “Perfil”, ou “Páginas de fãs”. Em conclusão, é necessário escolher apenas uma conta, para que o usuário possa publicar seu conteúdo sem maiores problemas, nas duas redes sociais.