Diversos aplicativos de bancos estão passando por instabilidades nesta segunda-feira (7). Dentre eles, incluem-se o Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander, Nubank e Inter. Segundo os usuários, os aplicativos apresentam problemas no momento de realizar o login, assim como para utilizar os pagamentos via Pix.
De acordo com dados do Downdetector, os problemas começaram a ser relatados pelos usuários por volta das 9h da manhã. Em seguida, o pico de reclamações ocorreu por volta das 10h.
Com relação ao Nubank, o aplicativo já havia apresentado problemas há cerca de três dias. Na ocasião, os usuários do banco digital enfrentaram dificuldades ao tentar realizar transações via Pix, assim como na instabilidade mais recente.
Segundo os clientes, a “Área Pix” do aplicativo não era exibida na tela inicial. Desta maneira, as transferências e pagamentos com QR Code ficaram impossibilitados. O Nubank não fez declarações sobre esses problemas recentes.
Como dito, outros bancos também apresentaram problemas, sendo que as redes sociais registraram diversas reclamações de clientes insatisfeitos nesta manhã. Sendo assim, o Itaú fez um post no Twitter (agora chamado de X), comentando sobre o caso:
“Pedimos desculpas aos clientes e parceiros pelo inconveniente e informamos que estamos trabalhando com urgência para que os sistemas sejam restabelecidos o mais rapidamente possível”.
Aplicativo do Nubank estorna compras indevidamente
Recentemente, o Nubank passou por outro problema em seu aplicativo. A falha provocou o estorno indevido de compras de diversos clientes. Com isso, os usuários do banco digital relataram o problema em suas redes sociais. Em resposta ao ocorrido, a empresa apenas informou que está trabalhando para solucionar o problema.
De acordo com o Nubank, os clientes não devem tomar nenhuma atitude para tentar solucionar o problema por conta própria. O banco digital afirmou que está trabalhando para incluir os valores corretos nas faturas.
Ainda segundo o banco digital, a falha no sistema do Nubank ocorreu devido a “uma instabilidade no processamento de algumas compras”. Sendo assim, essa instabilidade provocou o estorno automático de diversas compras feitas por clientes do banco. Um dos usuários, inclusive, afirmou em publicação no Twitter que comprou um celular e logo recebeu o estorno no valor de R$ 3.000.
Em nota, o Nubank afirmou: “Uma instabilidade no processamento de algumas compras levou ao estorno automático indevido dessas transações. O Nubank está trabalhando para a reinclusão das compras nas devidas faturas. Não há necessidade de qualquer medida por parte dos clientes”.
Novidade do banco digital
Apesar desses recentes problemas com o aplicativo do Nubank, ele é um dos maiores bancos digitais do mundo, contando com mais de 80 milhões de clientes espalhados pela América Latina. Sendo assim, o banco sempre busca trazer novidades para seus clientes.
Nesse sentido, agora o banco possibilita que os clientes gerenciem todos os limites de crédito dentro de uma só tela do aplicativo. O intuito dessa novidade do Nubank é de facilitar o controle financeiro dentro do aplicativo da empresa.
Com isso, foi criada a nova seção chamada de “Meus limites”, na qual os clientes podem controlar todas as linhas de crédito que possuem disponíveis. Sendo assim, a nova seção do aplicativo do Nubank contém todas as informações sobre o cartão de crédito do usuário.
Isso traz uma maior facilidade na criação de um teto de gastos, algo que já era bem simples anteriormente. Esta seção “Meus limites” é muito parecida com a “Ajuste de limite”, no entanto, é mais completa nos dados e recursos.