INSS: Veja o passo a passo de como solicitar a aposentadoria pela internet - Notícias Concursos

INSS: Veja o passo a passo de como solicitar a aposentadoria pela internet

Os segurados do INSS podem realizar a solicitação da aposentadoria remotamente, de forma prática rápida. O procedimento deve ser feito por meio do canal de atendimento do instituto, Meu INSS.

Os segurados do INSS podem realizar a solicitação da aposentadoria remotamente, de forma prática rápida. O procedimento deve ser feito por meio do canal de atendimento do instituto, Meu INSS.

Primeiramente, para garantir a análise do seu pedido, o contribuinte deve informar todos os dados do seu histórico de trabalho, como os vínculos empregatícios e o tempo de contribuição à previdência, caso não conste no sistema da instituição.

É importante ressaltar que aqueles que possuem tempo no serviço público, rural ou como professor, devem se atentar ainda mais quanto às informações prestadas no momento da solicitação, pois, de acordo com o instituto, o maior índice de inconsistências nas informações no pedido do benefício vem desse grupo de trabalhadores.

Portanto, é  necessário e de extrema importância que o segurado reúna todas as informações que garantam o seu direito à aposentadoria, como carteira de trabalho, guias de contribuição, declarações e PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

Como solicitar a aposentadoria on-line?

A  solicitação do benefício por meio remoto é bem simples e rápida. Para isso, o segurado deve estar com os documentos em mãos.

Primeiramente, acesse o Meu INSS, utilizando login e senha e, na página inicial, clique em “Novo Pedido”.

Feito isso, na aba de “Aposentadorias e CTC e Pecúlio”, escolha a opção “Aposentadoria por Tempo de Contribuição” (pois é a única modalidade permitida para ser solicitada remotamente).  Para finalizar, confira os seus dados pessoais e clique para prosseguir.

Como anexar os documentos solicitados?

Em primeiro lugar, o segurado deve estar atento quanto a ordem de anexo dos documentos no Meu INSS, pois isso é muito importante na análise automática do pedido do benefício.

O solicitante deve anexar a documentação necessária na aba “Anexos”. No entanto, é necessário que cada documento seja destacado em seu campo específico.

Caso falte algum documento para conclusão da análise, o sistema do INSS solicitará automaticamente ao segurado.

Importante salientar que os documentos devem ser enviados seguindo essas regras:

  • Estar legíveis e sem rasuras
  • Devem ser digitalizados em formato PDF
  • O documento deve ser colorido, ter 24 bits e qualidade de 150 DPI
  • O tamanho de cada arquivo é de até 5MB
  • Todos os arquivos não podem passar de 50MB

Saiba como aumentar o valor da sua aposentadoria

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui mais de 20 milhões de segurados que recebem aposentadorias. O valor desses benefícios depende da contribuição realizada pelo cidadão quando estava em período laboral.

No entanto, o valor recebido pelo aposentado pode ser alterado caso atenda a alguns critérios estabelecidos pela Previdência Social. Desse modo, considerando uma revisão por parte do INSS, o abono pode aumentar e folgar o bolso do segurado.

As aposentadorias do INSS podem ser repassadas com valores diferentes, conforme a contribuição do beneficiário, no entanto, na maioria dos casos, corresponde a um salário mínimo vigente. Quantia considerada muita baixa para quem só tem o benefício como renda.

Em razão disso, é importante que os aposentados estejam cientes das possibilidades de aumentar o seu benefício. É muito comum que o cálculo seja feito de maneira equivocada, prejudicando o segurado. Neste casos, é possível solicitar uma revisão.

Revisão da aposentadoria do INSS

Dentre os grupos prejudicados com o método de cálculo das aposentadorias do INSS, está o de segurados que tiveram suas contribuições realizadas antes de julho de 1994 desconsideradas para o estabelecimento do benefício.

Neste sentido, para solicitar o recalculo dos valores, é necessário entrar com um pedido de revisão junto a autarquia. Todavia, o requerimento só pode ser feito por quem começou a receber o benefício entre 29 de novembro de 1999 e o dia 12 do mesmo mês de 2019.

A última data corresponde ao início da vigência da Reforma da Previdência, que empregou regras de transição para a concessão das aposentadorias para os segurados que estavam prestes a receber o benefício antes da reformulação.

Porém, é importante ter em mãos a documentação que comprove a necessidade de uma revisão. Em alguns casos, é indicado que o aposentado procure um advogado para auxiliar no processo.

Contudo, a correção nos cálculos só será possível mediante a liberação da “revisão da vida toda”. A medida, ainda em trâmite no Supremo Tribunal Federal, pretende incluir nos cálculos os recolhimentos anteriores a 1994.

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