Após a Reforma da Previdência, em 2019, os meios de solicitação das aposentadorias, pensões e auxílios passaram por algumas mudanças. Atualmente, é possível realizar o procedimento presencialmente nas unidades físicas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e pela internet pelos canais digitais da autarquia.
Para os atendimentos presenciais, é necessário que o segurado realize um agendamento prévio. No entanto, o INSS liberou recentemente o chamado “atendimento espontâneo”, para informação ou orientação em guichê específico, sem agendamento.
O agendamento para o atendimento presencial nos postos da Previdência Social pode ser feito pela Central telefônica do INSS, no número 135, ou pelo aplicativo Meu INSS. Com relação a solicitação do benefício pelos canais digitais, pode ser realizada a qualquer. Veja como:
- Baixe o aplicativo Meu INSS;
- Faça o login, usando a sua conta gov.br;
- Em seguida, clique no botão “novo pedido” e siga as orientações;
- Anexe a documentação necessária ou tire foto de cada documento;
- Após fazer a solicitação, salve o número do protocolo para acompanhar o andamento do pedido.
Documentos em comum para todas as aposentadorias do INSS
Alguns documentos são essenciais para as aposentadorias, independente de qual seja. Confira a relação a seguir:
- Documento de Identidade (RG);
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Carteira de trabalho – caso tenha mais de uma, você deve levar todas;
- PIS/PASEP ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador, composto por 11 números;
- Carnês de contribuição para aqueles que contribuíram sem vínculo empregatício durante algum período;
- Extrato CNIS, que pode ser emitido através do site ou aplicativo Meu INSS.
No caso de solicitação de aposentadorias mais específicas, como a por incapacidade permanente, será necessário ter em mãos alguns documentos referentes às especialidades, como:
- Laudos médicos, exames, receituários;
- Formulários para trabalhador rural ou pescador artesanal;
- Documentação rural (declarações de imposto de renda, notas fiscais, documentos de cooperativa, etc.);
- PPP — Perfil Profissiográfico Previdenciário;
- Contratos de serviço;
- Cópia de processo trabalhista, para prova de vínculo, etc.
Horário de atendimento do INSS
Os postos do INSS funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h ou 8h às 13h ou 14h, dependendo da unidade. Contudo, nas agências que realizam perícia médica durante o turno vespertino, o funcionamento poderá ser estendido até as 18h.
Como acessar o extrato do INSS
Os beneficiários do INSS poderão consultar os valores do INSS, além dos descontos realizados na folha de pagamentos.
Os segurados podem consultar o extrato que pode ser feito da seguinte forma:
- Entre na plataforma Meu INSS, ou acesse o aplicativo de celular disponível para Android e iOS;
- Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer no caso “Extrato”;
- Clique em “Baixar PDF”.
Demais canais de atendimento do INSS
- Central Telefônica 135
- Tempo estimado de espera para atendimento: Até 5 minuto(s)