Um novo golpe surgiu e vem sendo aplicado por criminosos e quem faz o alerta é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os criminosos podem fazer a situação parecer bem convincente, por isso, é importante saber como o golpe funciona e como se proteger.
Leia também: Golpe do falso estágio
Como o golpe é aplicado?
Com a imagem da Helô (assistente virtual do INSS), os criminosos entram em contato com a vítima, geralmente, pelo WhatsApp. Depois disso, pode ser informado até alguma informações da pessoa e depois o número de protocolo.
A prática faz com que muitas pessoas acreditem que de fato a comunicação é oficial e realizada pelo INSS, quando tudo já foi bem arquitetado pelos criminosos e é um golpe.
Depois disso, os criminosos podem te pedir informações pessoais e até fotos de documentos, o que coloca a segurança das informações em risco.
O INSS não entra em contato pelo WhatsApp e muito menos por meio da Helô. Apesar da assistente virtual existir ela programa para responder perguntas de quem envia mensagens, como uma espécie de plantão de dúvidas.
Sabendo disso, a recomendação é que você bloquei qualquer contato que alegue ser a Helô. A assistente nunca vai entrar em contato seja qual for o aplicativo, ela é programada para responder e não para iniciar uma conversa.
Como evitar cair no golpe do INSS?
Para evitar cair neste golpe, a primeira coisa de que é preciso saber é: a Helô, assistente virtual do INSS, não entra em contato com ninguém e solicita informações, dados pessoais ou fotos de documento. Além disso, qualquer contato deste tipo deve ser bloqueado.
De maneira geral, é importante que você desconfie de qualquer contato, mesmo que informações pessoais sejam informadas, já que recentemente aconteceu um grande vazamento de dados.
O vazamento aconteceu por meio do Pix, o que fez com que muitas pessoas se questionassem se continuar a utilizar o sistema de pagamento instantâneo é seguro – saiba mais no artigo especial.
Caso caia em algum golpe parecido, o recomendado é que você registre um boletim de ocorrência.
Outra ação importante para se proteger de golpe é sempre conhecer os mais comuns, você pode conferir informações sobre eles no nosso portal.
O artigo foi útil? Compartilhe com amigos e familiares.