INSS: Mudanças nas regras podem aumentar a fila de espera por benefícios

O Governo Federal vem anunciado algumas mudanças na concessão e gestão dos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com o objetivo de diminuir a fila de espera da autarquia.

A Medida Provisória (MP), publicada no dia 20 de abril, traz uma série de mudanças, inclusive em dois benefícios, o auxílio-acidente e o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença).

No primeiro caso, os beneficiários que recebem o auxílio-acidente terão que passar por revisões periódicas, como o pente-fino. Além disso, também será necessário passar por reabilitação profissional e tratamento médico.

Veja também: INSS: Definido novo valor das aposentadorias para 2023, 2024 e 2025

Já no caso do auxílio por incapacidade temporária, não será mais necessário a perícia médica para concessão do benefício. Isso porque, a partir de agora, basta que o trabalhador apresente uma documentação comprobatória do seu estado, como atestados, laudos, receitas, entre outros.

Sobrecarga dos servidores

Com as novas regras, segundo especialistas em direito previdenciário e sindicatos, os servidores do INSS ficarão sobrecarregados. O primeiro motivo diz respeito ao número de funcionários que atualmente está reduzido, comprometendo o funcionamento integro da autarquia.

Em segundo lugar, com a necessidade de analisar a documentação para nova metodologia de perícia médica, os trabalhadores terão dias mais intensos, com uma jornada de trabalho ainda mais longa que a atual.

De acordo com a Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Previdência e Assistência Social), alguns servidores que trabalham “50, 60 por semana para cumprir as metas de produtividade”, com jornadas diárias superiores a 12 horas.

Veja também: FGTS de até R$1 mil já pode ser sacado por 5 grupos de trabalhadores

Fila do INSS

Segundo a autarquia, a fila por benefícios estava reduzindo nos últimos meses, no entanto, está estagnada tempo devido à greve dos servidores do INSS. Para fins comparativos, de 1,6 milhão de pedidos em março, o número passou para 3 milhões em maio.

Boa parte dos pedidos estão aguardando uma perícia, de todo modo, cerca de 2/3 dos peritos, que já estavam sobrecarregados, agora estão paralisados devido à greve. O grupo de médicos pede um reajuste salarial de 19,9%, melhores condições de trabalho e realização de concursos.

INSS se prepara para pagar 2ª parcela do 13º salário

O 13º salário é pago costumeiramente no fim de ano. Todavia, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) antecipou os pagamentos do abono extra para o primeiro semestre deste ano.

Os pagamentos da primeira parcela do 13º salário seguiram até a última sexta-feira (6). Agora, há uma expectativa para recebimento da segunda parcela do benefício.

Veja: Saque duplo de quase R$4 mil do FGTS tem pagamentos confirmados

Conforme informações do INSS, o pagamento do abono extra é feito para aposentados, pensionistas e demais beneficiários da autarquia.

Por fim, é importante destacar que tanto os segurados que recebem apenas um salário mínimo quanto aqueles que ganham uma mensalidade superior estão recebendo os valores do salário extra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.