INSS: Limite do CRÉDITO CONSIGNADO aumenta para 45% - Notícias Concursos

INSS: Limite do CRÉDITO CONSIGNADO aumenta para 45%

Margem do crédito consignado para aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi ampliada para 45% pelo Governo Federal. Até então, o limite estabelecido para comprometimento do benefício para este público era de 40%.

A Margem do crédito consignado para aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi ampliada para 45% pelo Governo Federal. Até então, o limite estabelecido para comprometimento do benefício para este público era de 40%.

A autorização consta na Medida Provisória (MP) nº 1.132, publicada nesta quinta-feira (4). Vale ressaltar que o texto também aumenta para 40% o limite do consignado para servidores públicos federais.

Em suma, o consignado se refere a parte da renda mensal que pode ser comprometida com o pagamento da parcela do empréstimo. O serviço foi liberado para os segurados do INSS em 2004.

Essa é a segunda vez que a margem do consignado para os aposentados do INSS é alterada este ano. Em março, a Medida Provisória (MP) 1.106 ampliou a margem consignável de 35% para 40%.

Todavia, o texto foi modificado no Congresso Nacional, chegando ao limite de 45%. Além disso, a possibilidade foi estendida aos aposentados por invalidez e aos beneficiários do BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada).

Críticas ao crédito consignado

A modalidade de crédito consignado do INSS é muita criticada por instituições especialistas, sobretudo a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Só no primeiro semestre deste ano, mais de 35,7 mil reclamações sobre crédito consignado foram registradas. As críticas também incluem o cartão de crédito consignado e a renda mensal consignada para beneficiários do INSS.

Como consultar os pagamentos do INSS?

Os segurados da autarquia podem consultar o extrato de pagamento de forma 100% online, através do site ou aplicativo de celular. Confira como fazer!

Pelo site:

  1. Primeiramente, acesse o site Meu INSS;
  2. Entre com seu CPF e senha (caso seja o primeiro acesso será preciso criar uma senha);
  3. Clique na opção “Serviços”;
  4. A opção fica no menu superior direito – Selecione a opção “Extratos/certidões/declarações”;
  5. No próximo menu, clique em “Extrato de pagamento de benefício”;
  6. Na tela seguinte, clique no calendário – ajuste o período que deseja retirar o extrato do pagamento do seu benefício;
  7. Em conclusão, a relação com os pagamentos recebidos no período será exibida e será possível baixar na opção “Baixar PDF”.

Pelo aplicativo de celular:

  1. Baixe o aplicativo no seu celular Android ou iOS;
  2. Entre com seu CPF e senha (caso seja o primeiro acesso será preciso criar uma senha);
  3. Toque no menu principal, os três pontos ou barras no alto da tela;
  4. Ademais, selecione “Extrato de pagamento de benefício”; Toque no calendário e selecione o período que deseja consultar;
  5. A tela exibirá o extrato com os pagamentos recebidos no período escolhido;
  6. Por fim, para imprimir ou salvar, clique na opção “Baixar PDF”.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?