Economia

INSS: Confira o calendário antecipado do 13º salário

O abono natalino dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) será liberado meses mais cedo. Isso porque, o Governo Federal decidiu antecipar pela terceira vez o calendário do 13º salário da autarquia.

Conforme o novo cronograma, os pagamentos serão realizados a partir do dia 25 de abril, e serão encerrados no dia 7 de junho. Vale ressaltar que os segurados que recebem auxílio assistencial, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não recebem o salário extra.

Em contrapartida, o 13º salário é concedido aos segurados que recebem os seguintes benefícios:

  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário-maternidade.

Contudo, aqueles que recebem auxílios temporários, como o acidente ou doença, podem ser contemplados conforme o tempo em que está sendo atendido pela autarquia.

Calendário da antecipação do 13º do INSS

Como de costume, o 13º salário será repassado em suas parcelas, ambas com valores equivalentes a 50% do benefício mensal. No entanto, é possível haver descontos do Imposto de Renda caso o segurado seja declarante.

Para identificar a data em que poderá sacar o benefício, o segurado deve saber o seu dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Um aposentado com o número 123.456.789-0, deve considerar o número 9, e desconsiderar o dígito após o hífen.

Pagamento do 13º para quem ganha um salário mínimo

Dígito final NIS 1ª parcela 2ª parcela
1 25 de abril 25 de maio
2 26 de abril 26 de maio
3 27 de abril 27 de maio
4 28 de abril 30 de maio
5 29 de abril 31 de maio
6 02 de maio 01 de junho
7 03 de maio 02 de junho
8 04 de maio 03 de junho
9 05 de maio 06 de junho
0 06 de maio 07 de junho

 

Pagamento do 13º para quem ganha mais que um salário mínimo

Dígito final NIS 1ª parcela 2ª parcela
1 e 6 02 de maio 01 de junho
2 e 7 03 de maio 02 de junho
3 e 8 04 de maio 03 de junho
4 e 9 05 de maio 06 de junho
5 e 0 06 de maio 07 de junho

Como consultar benefícios do INSS

Atualmente, existem três meios para as consultas dos benefícios do INSS:

  • telefone
  • site
  • aplicativo

Por telefone

O 13º salário poderá ser consultado por meio do telefone, pelo número 135. No momento da ligação, o cidadão deverá confirmar algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes, e informar sobre qual benefício quer informações. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Pelo site

Um outro meio de consultar o 13º salário é por meio do site. Para isso, o segurado pode acessar o site Meu INSS, que reúne diversos serviços digitais do INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” e terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

Pelo aplicativo

O 13º salário também poderá ser consultado por meio do aplicativo oficial Meu INSS, disponível para Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer o login, e então, todos os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário serão fornecidos.