Segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem receber um adicional de 25% no valor da aposentadoria. Com o valor extra, os aposentados podem ultrapassar o teto salarial do instituto, que está em R$ 7.087,22 atualmente, podendo chegar a até R$ 8.859,02.
Adicional de 25% do INSS
Podem receber o adicional de 25% do INSS os segurados que são beneficiados com a aposentadoria por invalidez, que é paga às pessoas portadoras de deficiência extrema, que dependem de terceiros para a realização de ativades comuns, como comer, tomar banho e se locomover.
A finalidade do pagamento extra é o auxílio para esse grupo de beneficiários do instituto que, geralmente, possuem necessidades maiores que os demais.
Critérios para receber o adicional do INSS
Em 2021, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o adicional de 25% seria pago apenas aos aposentados por invalidez. No entanto, de acordo com o INSS, o valor extra poderá ser pago nas seguintes situações:
- Cegueira total;
- Perda de no mínimo nove dedos das mãos;
- Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
- Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível;
- Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
- Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
- Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
- Doença que exija permanência contínua no leito;
- Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
Como solicitar o adicional de 25% do INSS?
O segurado que deseja receber o adicional deve agendar uma perícia médica por meio do site ou aplicativo “Meu INSS” ou também pelo telefone 135. No dia da análise, o aposentado deve apresentar os documentos necessários, como RG, CPF, laudos médicos e exames.
Passo a passo de como agendar a perícia médica:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
- Clique em “Agendar Perícia” e, em seguida, em “Novo Requerimento”;
- Escolha entre “Perícia Inicial” se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação” se já estiver em benefício;
- Siga as orientações que aparecem na tela;
- Informe os dados necessários para concluir a solicitação.
O resultado da perícia pode ser consultado na própria plataforma do Meu INSS. Confira como realizar o procedimento:
- Acesse a plataforma do Meu INSS;
- Informe o seu CPF e siga as orientações;
- No menu, busque pela opção “Resultado do Benefício por Incapacidade”;
- Feito isso, será disponibilizado um arquivo para baixar, nele conterá a informação se o benefício foi concedido ou não.
Nos casos em que o acréscimo não for concedido, pode significar que o perito do INSS descartou a necessidade da assistência permanente de terceiros. Porém, caso o aposentado não concorde com a decisão, é possível entrar com uma ação judicial.