Inscrições para a 39ª Olimpíada de Matemática da Unicamp estão abertas

O período de inscrição para a 39ª edição da Olimpíada de Matemática do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (Imecc-Unicamp), a OMU, está aberto. Os interessados poderão realizar as inscrições até o dia 6 de abril.

 

As inscrições devem ser feitas forma virtual, exclusivamente por meio do site da OMU. De acordo com o regulamento, será aceita a participação de estudantes dos ensino fundamental (8º e 9º anos) e do ensino médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

A inscrição deverá ser feita por equipe. Cada grupo deverá ter três estudantes e um professor de matemática responsável. A equipe pode ser formada por estudantes de séries diferentes desde que estejam no mesmo nível e que pertençam à mesma escola.

Conforme as orientações da OMU, para realizar a inscrição, um professor ou aluno deverá preencher a ficha de cadastro da equipe. O valor da taxa varia de acordo com o tipo de escola. Desse modo, equipes de escolas públicas deverão pagar uma taxa no valor de R$ 50. Para as escolas particulares, o valor da taxa é de R$ 150 por equipe.

De acordo com o regulamento da 39ª OMU, alunos de escolas públicas, cujas famílias sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família, poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição. O prazo para enviar a solicitação é 1º de abril.

39ª OMU

Conforme o cronograma, a aplicação da primeira fase da OMU está prevista para acontecer no período de 18 a 24 de abril. Já as provas da segunda fase estão marcadas para o período de 23 a 29 de maio. Essas duas etapas serão virtuais.

A aplicação da terceira fase, que será presencial, está marcada para o dia 2 de setembro. Na última etapa, a Unicamp permite que os estudantes do nível médio façam uma prova individual, optativa. Os estudantes que obtiverem bom desempenho poderão pleitear vagas em cursos de graduação da Unicamp sem precisar passar pelo vestibular tradicional.

Cronograma da OMU 2023

  • 1ª fase: de 18 a 24 de abril

  • Resultado da 1ª fase: 16 de maio

  • 2ª fase: de 23 a 29 de maio

  • Resultado da 2ª fase: 20 de junho

  • 3ª fase:  2 de setembro 

  • Resultado final: 29 de setembro

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.