Inscrições abertas para ESTE Concurso da Polícia Militar; Não perca!

Quase 3 mil vagas ofertadas

Um grande Concurso da Polícia Militar está aberto. Portanto, os interessados deverão se inscrever, já que os cadastros começarão nesta segunda-feira, 06 de novembro.

Confira mais detalhes.

Sobre o Concurso da Polícia Militar

Nesta segunda-feira, a partir das 10 horas, abrem-se as inscrições para o concurso que oferece 2.700 vagas de soldado em todo o estado.

Imagine uma carreira com um salário atrativo de R$ 4.852,21. Os requisitos são acessíveis: ensino médio completo, idade entre 17 e 30 anos, altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens, além de possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias “B” a “E”.

Essa é a sua chance de fazer parte da PM SP. Vale lembrar que esse é o segundo de dois editais autorizados em abril pelo governador Tarcísio de Freitas, do partido Republicano, visando o preenchimento de 5.400 vagas de soldado. O primeiro edital do Concurso da Polícia Militar foi publicado pela corporação em junho.

Provas do Concurso da Polícia Militar

As provas objetivas e dissertativas estão marcadas para o dia 4 de fevereiro do próximo ano e serão realizadas em 51 cidades, incluindo 37 em São Paulo e 14 em outras partes do país (consulte a lista abaixo).

Você terá que enfrentar 60 questões de múltipla escolha e produzir uma redação com extensão máxima de 30 linhas, durante um período de cinco horas.

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, informática e noções de administração pública.

Embora o edital não tenha divulgado a data de publicação do gabarito, a Vunesp, responsável pela organização do concurso, costuma liberar o documento em até dois dias após as provas.

As demais etapas do  Concurso da Polícia Militar, como os testes de aptidão física, exames de saúde, avaliações psicológicas, análise da conduta social, reputação e idoneidade, bem como a verificação de documentos, ainda não possuem um cronograma definido.

Aqui estão as principais datas do cronograma do concurso da PM SP para você se planejar:

  • Publicação do edital: 31 de outubro
  • Inscrições: de 6 de novembro a 20 de dezembro
  • Solicitação de redução da taxa de inscrição: de 6 a 9 de novembro
  • Prazo para pagamento da taxa de inscrição: até 21 de dezembro
  • Provas objetivas e dissertativas: 4 de fevereiro de 2024
Inscrições abertas para ESTE Concurso da Polícia Militar; Não perca!
Inscrições abertas para ESTE Concurso da Polícia Militar; Não perca! Imagem: Reprodução

Locais das provas

Confira a lista das cidades onde as provas serão realizadas:

No estado de São Paulo: Andradina, Araçatuba, Araraquara, Avaré, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Caraguatatuba, Catanduva, Cotia, Dracena, Franca, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapetininga, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mongaguá, Osasco, Ourinhos, Piracicaba, Pirassununga, Praia Grande, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Paulo, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté e Votuporanga.

Em outros estados e no Distrito Federal: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Vitória (ES).

Como se inscrever no Concurso da Polícia Militar

Os interessados poderão se inscrever até 20 de dezembro, às 23h59. Para concorrer, os interessados deverão preencher formulário eletrônico disponível na página www.vunesp.com.br.

E para tornar sua inscrição ainda mais acessível, fique atento: a taxa de participação está estabelecida em R$ 85, mas você tem a oportunidade de solicitar uma redução de 50% desse valor. Entre os dias 3 e 9 de novembro, candidatos que preencham simultaneamente os seguintes critérios poderão pleitear esse desconto:

  • Estar regularmente matriculado no ensino médio, curso pré-vestibular ou curso superior.
  • Possuir remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estar desempregado.

Vale ressaltar que o processo seletivo é organizado pela renomada Fundação Vunesp, garantindo a qualidade e transparência do concurso. Não perca essa chance e faça parte da Polícia Militar de São Paulo.

O que faz um soldado da PM

A função de um soldado da Polícia Militar é desempenhar um papel fundamental na manutenção da segurança e ordem pública em sua área de atuação.

Eles são os responsáveis por patrulhar as ruas, prevenir crimes, responder a ocorrências, proteger a comunidade e garantir que as leis sejam cumpridas. Além disso, os soldados também podem ser chamados para auxiliar em situações de emergência, como desastres naturais ou acidentes.

Sendo assim, os soldados da PM têm a missão de zelar pelo bem-estar da população e contribuir para um ambiente mais seguro e tranquilo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.