Inpe lança curso online sobre astronomia e astrofísica para professores e pesquisadores

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) lançou a 21ª edição do Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica (CIAA), voltado para professores do ensino básico, assim como para pesquisadores de campos científicos relacionados.

Totalmente online e gratuito, a atividade acontecerá nos dias 9, 11, 13, 16, 18 e 20 de agosto de 2021. Os interessados devem se inscrever até o dia 20 de junho sem pagar qualquer taxa.

De acordo com a organização do curso, o conteúdo interessa principalmente para professores que lecionam física, química, biologia, matemática, geografia e história.

Além disso, pode favorecer a formação de estudantes universitários a partir do terceiro ano de graduação em graduações de ciências exatas.

Outro intuito do Inpe neste ano é que haja a participação não somente de brasileiros como também de moradores de outros países de língua portuguesa.

O que o curso aborda

De acordo com o pesquisador André de Castro Milone, mestre em astronomia pela Universidade de São Paulo (USP).

“Os dois primeiros temas estão diretamente ligados à Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC, MEC 2018) e foram também incluídos na grade de conteúdos do ensino fundamental. Astronomia no dia a dia engloba os tópicos dias e noites, estações do ano, calendário solar, fases da lua, eclipses da lua e do sol e marés dos oceanos. Sistema Solar abrange introdução histórica, sol, planetas e corpos menores, dinâmica, formação e outros sistemas planetários”.

Segundo Milone, na versão presencial do curso, haveria oficinas temáticas com atividades que podem ser aplicadas no processo ensino-aprendizagem formal, tais como relógio de sol equatorial portátil e determinação dos pontos geográficos, sistema solar em escala, cores das estrelas, universo em expansão, campos magnéticos do sol e medidas da radiação luminosa.

“Contudo, em 2021, não ofereceremos tais oficinas temáticas, as quais ilustram atividades didático-científicas práticas.”

Neste ano, pela primeira vez, os inscritos no curso poderão participar de mesas-redondas sobre questões diversas envolvendo o ensino de astronomia e o ensino remoto.

“Haverá oportunidade para breves relatos de experiências de ensino de professores em ambientes formais e informais de educação. O tema astrofísica de raios X e gama será apresentado pela primeira vez também. Duas palestras abertas ao público serão oferecidas no Canal do Inpe no YouTube sob os possíveis títulos A vida no contexto cósmico e Astronomia de Ondas Gravitacionais, acrescenta o pesquisador.

Clique aqui para entrar no link da inscrição.

E então, gostou da oportunidade? Envie para um professores que se interessaria!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.