O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira, dia 15 de março, o edital com as principais datas e diretrizes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com o edital, os interessados em participar do Encceja 2023 deverão realizar as inscrições no período de 22 de maio a 2 de junho. No mesmo período o Inep receberá os pedidos de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social.
Conforme as orientações do edital, os estudantes deverão realizar as inscrições de forma virtual, exclusivamente por meio do site do Encceja.
A participação no Encceja é voluntária e gratuita. O Encceja tem como público-alvo jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino. Portanto, para buscar uma certificação de Ensino Fundamental, o estudante deve ter, no mínimo, 15 anos completos. Para o Ensino Médio, a idade mínima exigida pelo MEC é de 18 anos completos na data de realização do exame.
Justificativa de ausência
Caso o estudante tenha feito inscrição no Encceja 2022 e tenha faltado no dia da prova é necessário justificar a ausência. De acordo com o cronograma, a justificativa de ausência deverá ser feita no período de 3 a 14 de abril e é obrigatória caso esses estudantes queiram se inscrever gratuitamente na edição de 2023.
Conforme edital, o participante que não justificar sua ausência no Encceja 2022 ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40 para poder participar do Encceja 2023.
Provas do Encceja 2023
A aplicação das provas do Encceja 2023 está marcada para o dia 27 de agosto de 2023 e acontecerá em dois turnos. A composição das avaliações varia de acordo com o nível de certificação buscado pelo estudante: Ensino Fundamental ou Ensino Médio. A aplicação acontecerá no Distrito Federal e em todos os estados brasileiros.
Para ser aprovado no Encceja, o estudante precisa obter 100 pontos nas provas objetivas e média mínima de 5 pontos na redação.
Principais datas
-
Justificativa de ausência do Encceja 2022: de 3 a 14 de abril
-
Período de inscrição: de 22 de maio a 2 de junho
-
Solicitação de atendimento especializado: de 22 de maio a 2 de junho
-
Provas: 27 de agosto
Acesse o site do Inep para mais informações.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!