Inep divulga gabaritos do Enem Digital

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (10) os gabaritos da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Desse modo, os participantes já podem conferir as respostas por meio do site do órgão. Clique aqui para acessar.

A aplicação das provas do Enem Digital ocorreu nos dias 31 de janeiro e no último domingo, dia 7 de fevereiro.  Mesmo com a divulgação dos gabaritos, os participantes ainda deverão esperar até o dia 29 de março para receber as notas das provas objetivas e da prova de redação. 

Apesar de ser possível conferir os gabaritos, os participantes não podem realizar o cálculo das notas. De acordo com o Inep, os cálculos são feitos por meio da metodologia de “Teoria de Resposta ao Item” (TRI). A TRI avalia a média de acertos total em determinadas questões para calcular a probabilidade de o candidato ter “chutado” a resposta em questões mais difíceis.

Versão ‘piloto’

Essa é a primeira vez que o Inep aplica a versão digital do Enem, com provas virtuais, exceto a redação, que foi feita em papel. A ideia do Ministério da Educação é de tornar o exame totalmente digital até 2026. Mesmo que seja um piloto, as notas do Enem Digital terão a mesma validade que as notas do Enem tradicional, impresso. Desse modo, os estudantes poderão usar os resultados para concorrer a vagas no ensino superior. 

De acordo com o instituto, dos 93.079 inscritos na versão digital, apenas 26.709 estudantes fizeram as provas no segundo dia de aplicação. Desse modo, o Enem Digital registrou o recorde de abstenção de 73,1%. A reaplicação do Enem está prevista para os dias 23 e 24 de fevereiro, enquanto os resultados são esperados para o final de março, no dia 29.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também Repasse de 73% da verba federal do Fundeb pode atrasar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.