Inep confirma realização do Revalida em 18 e 19 de dezembro

Após divulgação de ofício interno que aponta risco à realização do Revalida, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que a aplicação da segunda fase do exame está confirmada para os dias 18 e 19 de dezembro. O Revalida é um exame que certifica diplomas médicos expedidos no exterior. 

O ofício divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo indicava não havia médicos capacitados para definir, em tempo hábil, tarefas dos candidatos na prova prática e estabelecer os critérios de seleção. 

Inep lança nota para esclarecer situação das comissões

Desse modo, o Inep afirmou no último domingo (14) que irá capacitar novos membros da comissão responsável a tempo de realizar o exame na data marcada. Além disso, a autarquia federal afirmou que, dos 13 membros originais, 11 ainda permanecem na Comissão de Análise de Itens (CAI). 

No entanto, a Comissão Assessora de Avaliação da Formação Médica (CAAFM) precisou ser renovada após oito dos seus 10 membros solicitarem desligamento do órgão em junho deste ano. 

“Em decorrência da denúncia contra o membro da CAAFM, oito dos membros originais da comissão optaram por não serem reconduzidos em uma nova configuração, sendo que quatro pediram sua saída imediata, em meio ao período de recursos e de resultado da aplicação. Assim, coube a esta gestão a necessidade de recomposição imediata da Comissão”, afirmou o Inep em nota.

Além disso, o órgão garantiu o “o alto nível técnico dos membros de suas comissões, além do seu profissionalismo e comprometimento com o Revalida”.

Em setembro deste ano, o Inep realizou a primeira etapa do Revalida. Nessa fase, os 11,8 mil médicos inscritos fizeram a prova teórica, que conta com questões objetivas e discursivas.  A segunda etapa do exame está marcada para dezembro deste ano, dias 18 e 19, e consiste na aplicação de uma prova prática. Desse modo, nesta fase os candidatos passam por diversos testes que simulam situações reais da área. 

O Revalida é obrigatório para todos os médicos que cursaram medicina em instituições de ensino no exterior e desejam exercer a profissão no Brasil.

Confira a nota na íntegra.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UPE divulga os locais de prova das duas primeiras etapas do SSA 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.