Inep abre inscrições para a 2ª etapa do Revalida 2023/1

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta segunda-feira, dia 15 de maio, o período de inscrição para a 2ª etapa do Exame de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023. A 2ª etapa é a fase prática do exame.

Conforme o cronograma do Revalida 2023/1, os interessados poderão se inscrever até o dia 19 de maio de 2023. As inscrições devem ser feitas de forma virtual, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no sistema Revalida.

Para efetivar o cadastro, os candidatos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido. O valor da taxa de inscrição é de R$ 4.106,09.

O edital indica ainda que somente os candidatos aprovados nessa etapa poderão participar da 2ª etapa do Revalida, que também é obrigatória para a revalidação do diploma.

Nesse sentido, além dos aprovados na 1ª etapa da edição 2023/1, poderão se inscrever nesta 2ª etapa os participantes que foram aprovados nas primeiras etapas das edições 2022/1 e 2022/2 e que foram reprovados na fase seguinte destas seletivas. 

Provas da 2ª etapa

Ainda de acordo com o cronograma, o Inep aplicará as provas da 2ª fase nos dias 24 e 25 de junho de 2023. Essa etapa consiste na fase prática do exame, contando com uma prova de Habilidades Clínicas.

A estrutura da prova de habilidades clínicas contará com um conjunto de dez estações. Nesse sentido, a prova apresentará situações-problema e estudos de casos que exigem a investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos e o aconselhamento a pacientes ou familiares.

São referências para as provas os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina.

A escolha do local de prova deve ser feito no momento de inscrição. De acordo com o Inep, os locais de prova da 2ª etapa serão em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Há um número limitado de vagas por cada município.

Resultados

Ainda de acordo com o edital, a publicação do gabarito preliminar está marcada para o dia 28 de junho. O documento indica ainda que caberá a interposição de recurso.

O resultado preliminar da 2ª etapa deve sair no dia 24 de agosto, enquanto a publicação do resultado final do Revalida 2023/1 está prevista para o dia 29 de setembro de 2023.

Os aprovados poderão continuar o processo de revalidação do diploma junto de uma universidade parceira.

Cronograma da 2ª etapa

  • Período de inscrição: de 15 a 19 de maio;
  • Aplicação das provas: 24 e 25 de junho;
  • Divulgação do gabarito: 28 de junho;
  • Resultado final: 29 de setembro.

Sobre o Revalida

O Revalida é um exame de caráter obrigatório para brasileiros ou estrangeiros que cursaram Medicina em instituições de ensino superior estrangeiras. Nesse sentido, as pessoas que fizeram o curso Medicina e obtiveram diploma fora do Brasil só podem exercer a profissão no país após obter aprovação nas duas etapas do exame.

A 1ª etapa do Revalida 2023/1 aconteceu no dia 5 de março de 2023. Os locais de prova foram em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). O exame da 1ª etapa contou com uma prova objetiva com 100 questões (P1) e uma prova discursiva com 5 questões (P2). 

O exame avalia as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Acesse o edital da 2ª etapa na íntegra para mais informações.

Leia também Uerj divulga CCI com os locais de prova do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.