Indicadores socioeconômicos: conheça os principais e como funcionam

Descubra quais são eles!

Indicadores socioeconômicos: confira quais são os principais e como funcionam

O termo “indicadores socioeconômicos” é usado para definir os instrumentos empregados no acompanhamento da sociedade e para a orientação dos governantes.

O assunto é abordado por questões de geografia e de atualidades em diversas provas do país, como os vestibulares e a prova do ENEM.

Dessa forma, para que você possa se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre os principais indicadores socioeconômicos. Vamos conferir!

Indicadores socioeconômicos: introdução

Em determinados momentos, os responsáveis pela tomada de decisões, sejam eles pertencentes à vida pública ou privada, devem adotar medidas que possam se encaixar ao universo de pessoas pelos quais eles são responsáveis.

É nesse momento que os índices socioeconômicos devem ser analisados. Vamos conferir, a seguir, quais são os principais deles e como eles funcionam. 

PNB: Produto Nacional Bruto

O PNB é a soma de todos os produtos e serviços produzidos pelos cidadãos de determinado país.

PIB: Produto Interno Bruto

Muitas vezes usado como referência com relação aos gastos públicos, o PIB reflete como o país está atraindo investimentos, como está o consumo no mesmo e como ele está se desenvolvendo economicamente.

IDH: Índice de Desenvolvimento Humano

Tendo como base fatores como a expectativa de vida e o acesso ao ensino, o IDH foi elaborado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e passou a ser usado a partir dos anos 90. A Noruega ocupa o primeiro lugar e o Brasil é o octogésimo quarto colocado no ranking do IDH.

Censo do IBGE

Realizado a cada dez anos, o censo do IBGE colhe informações de domicílios brasileiros. Uma vez compilados, os dados serão usados para a adoção de medidas necessárias para a população.

IPCAL Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo

Os valores do IPCAL são medidos e divulgados pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e mostram a evolução dos preços dos produtos que são considerados essenciais para a vida dos brasileiros. É das variações no IPCAL que surgem os índices de inflação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.