Imposto de Renda: restituição tem NOVAS datas liberadas; confira

Imposto de Renda: restituição tem NOVAS datas liberadas; confira

Restituição do Imposto de Renda está sendo liberado em cinco lotes diferentes de pagamentos. Veja detalhes

Dentro de mais alguns dias, a Receita Federal deverá retomar os pagamentos da Restituição do Imposto de Renda desse ano de 2024. De acordo com as informações oficiais, a próxima liberação está marcada para o dia 31 de julho, mas a consulta deverá ser liberada antes.

Assim como aconteceu nos meses anteriores, a Receita Federal deverá liberar o processo de consulta a restituição do Imposto de Renda uma semana antes da data oficial do pagamento. Por esta lógica, é possível afirmar que a liberação da checagem será feita já a partir do próximo dia 24 de julho.

Prioridades seguem

É importante lembrar que nesse mês de julho a Receita Federal  deve seguir respeitando a lista de prioridades para o recebimento da Restituição. Alguns grupos sociais têm direito a receber o saldo de maneira prioritária, seja por força de lei, ou pela atuação do contribuinte no processo de declaração desse ano.

Seja como for, você pode conferir abaixo a lista dos grupos prioritários para o recebimento do terceiro lote da Restituição do Imposto de Renda:

  • Idosos com mais de 80 anos;
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • Contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou doença grave;
  • Contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • Contribuintes que optaram por receber a restituição via Pix ou utilizaram a declaração pré-preenchida.

Calendário da restituição

Se você ainda não recebeu o seu lote da Restituição do Imposto de Renda, não há com que se preocupar. De acordo com informações da Receita Federal, o fato é que ainda estão previstas outras três liberações da restituição durante o ano de 2024.

Como dito, duas delas já foram confirmadas, e as próximas devem seguir de acordo com o calendário abaixo:

  • Primeiro lote: 31 de maio;
  • Segundo lote: 28 de junho;
  • Terceiro lote: 31 de julho;
  • Quarto lote: 30 de agosto;
  • Quinto e último lote: 30 de setembro.
Imposto de Renda: restituição tem NOVAS datas liberadas; confira
Três dos 5 lotes da restituição ainda serão pagos. imagem: Reprodução

Quem recebeu a restituição no 2º lote

Abaixo, você pode conferir a lista de pessoas que receberam o segundo lote da restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira (28):

  • 140.360 idosos com mais de 80 anos;
  • 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 66.287 pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença grave;
  • 459.444 profissionais cuja maior fonte de renda é o magistério;
  • 3.812.767 contribuintes que utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
  • 252.738 contribuintes afetados pelo estado de calamidade no Rio Grande do Sul (RS).

Correção da restituição do Imposto de Renda

Desta vez, a restituição do Imposto de Renda terá o valor acrescido de juros, sempre com base na Selic, que atualmente está na casa dos 10,5% ao ano. Isso significa que haverá uma correção de 1% no valor.

Imagine, por exemplo, que você tem R$ 1 mil de restituição a receber neste segundo lote. Considerando esta situação, você teria que receber R$ 1.010.

Como dito, o prazo para a declaração do Imposto de Renda acabou no último dia 31 de maio. Entretanto, mesmo as pessoas que não declararam dentro desta janela ainda podem enviar as suas documentações, desde que paguem a multa pelo atraso. Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, a dica é procurar um contador de sua confiança.

Rio Grande do Sul

De acordo com informações da Receita Federal, os cidadãs do Rio Grande do Sul ainda podem seguir enviando as suas declarações de renda mesmo depois do prazo, sem qualquer necessidade de pagamento de multa. O estado acabou de passar pelo maior desastre ambiental de toda a sua história.

Segundo as informações do Fisco, os contribuintes do Rio Grande do Sul tiveram o prazo esticado até o dia 31 de agosto para enviarem as suas declarações. Para os demais contribuintes, o prazo chegou ao fim no último dia 31 de maio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?