A Receita Federal liberou nesta quarta-feira (31) o pagamento da restituição do quarto lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2022. De acordo com informações disponibilizadas pelo órgão, ao todo R$ 6 bilhões serão pagos nessa rodada. Vale informar que o referido lote também contempla restituições de anos anteriores.
Do número total de contribuintes que receberão a restituição no 4º lote, 4.362.766?não possuem prioridade legal, no entanto, entregaram a declaração até o dia 30 de maio. O restante dos contemplados nesta rodada possuem prioridade legal.
Entre os contribuintes com prioridade legal, 7.855 são idosos com 80 anos ou mais; 60.575 são idosos entre 60 e 79 anos. Também receberão no quarto lote 5.514 contribuintes que possuem alguma deficiência física, mental ou doença grave e 25.854 contribuintes que possuem o magistério como maior fonte de renda.
Entenda como será realizado o pagamento da restituição
De acordo com a Receita Federal, a restituição do Imposto de Renda será paga diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte no ato da declaração. Neste ano, foi disponibilizada a possibilidade de receber os recursos via PIX. Para isso, o contribuinte precisa ter cadastrado o CPF como chave.
Se os cidadãos que entregaram a declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de maio não receberem a restituição, é importante realizar uma consulta na página da Receita para verificar se acabou caindo na malha fina. Também é possível consultar a situação da declaração no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para aparelhos Android e iOS.
Aqueles que acabaram caindo na malha fina podem realizar uma declaração retificadora. A retificação pode ser feita também por contribuintes que não receberam a restituição por inconsistência de dados.
“A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas”, explica a Receita Federal.
Veja mais informações sobre o Imposto de Renda 2022
Em 2022, o pagamento da restituição do Imposto de Renda teve início no mês de maio e deve ser concluído em setembro. Apesar da Receita Federal ter prorrogado o prazo para a declaração, o calendário da restituição não teve alteração. Confira as datas de todos os lotes:
- 1º lote: 31 de maio (pago);
- 2ª lote: 30 de junho (pago);
- 3º lote: 29 de julho (pago);
- 4º lote: 31 de agosto (pago);
- 5º lote: 30 de setembro.
Segundo a Receita Federal, se o valor da restituição do Imposto de Renda não for creditado aos contribuintes, o dinheiro deve ficar disponível para resgate no Banco do Brasil até o final de 2022. Sendo assim, é possível agendar o depósito dos recursos ligando na Central de Relacionamento da instituição nos números de telefone 4004-0001 (para capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (número exclusivo para deficientes auditivos).
Outra possibilidade de agendar o depósito é fazendo a solicitação por meio do Portal BB. Mais informações sobre o Imposto de Renda podem ser obtidas nos canais oficiais da Receita Federal.