Importante! Trabalhadores têm a opção de solicitar a liberação de VALORES RETIDOS no FGTS para incrementar sua renda

Como muitos já sabem, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) retido é uma reserva financeira que surge como resultado do seu trabalho, ainda não acessada.

Suas possibilidades de resgate variam desde a demissão sem justa causa até a adesão ao saque-aniversário, ou mesmo pela inatividade do Fundo de Garantia por mais de três anos, indicando a ausência de vínculo empregatício formal.

Assim, seja o FGTS retido ou ativo, ambos desempenham um papel fundamental como reserva para situações de demissão, emergências ou preparação para a aposentadoria.

O saldo retido é gerado quando um funcionário solicita demissão ou é dispensado por justa causa, ocasionando a interrupção dos depósitos mensais da empresa.

Esta situação impede o trabalhador de efetuar saques através do mecanismo de saque rescisão, resultando na manutenção dos recursos retidos.

Em resumo, a retenção acontece em contextos específicos, impactando diretamente na disponibilidade imediata dos fundos.

Preparamos abaixo informações essenciais para uma compreensão mais profunda sobre o que é e como funciona o FGTS retido. Portanto, explore conosco os detalhes deste importante fundo de segurança financeira. Continue a leitura.

Descubra facilmente se possui valores de FGTS retidos

FGTS
Trabalhadores podem acessar saldo retido do FGTS em 2024. Imagem: Jornal Dia.

Se você tem dúvidas sobre a existência de valores de FGTS retidos em seu nome, saiba que existe uma maneira simples e eficaz de verificar isso.

A Caixa Econômica Federal disponibiliza o aplicativo FGTS, que permite aos trabalhadores acessarem suas informações de forma rápida e conveniente.

Confira, um passo a passo para ajudá-lo nesse processo:

  1. Antes de tudo, baixe o aplicativo FGTS gratuitamente na loja de aplicativos do seu dispositivo, seja Google Play para dispositivos Android ou Apple Store para dispositivos iOS;
  2. Logo após a instalação, abra o aplicativo e clique na opção “Entrar no Aplicativo” na tela inicial;
  3. Se este for o seu primeiro acesso ao aplicativo, selecione a opção “Cadastre-se” e preencha as informações solicitadas para criar sua conta;
  4. Após o login, você será direcionado para a página principal do aplicativo. Navegue até a opção “Ver todas suas contas”;
  5. Por fim, você poderá visualizar os detalhes de todas as suas contas de FGTS, incluindo informações sobre valores retidos, se houver.

Além do aplicativo, você também pode realizar essa consulta pessoalmente em uma agência da Caixa ou em postos de autoatendimento, utilizando o cartão cidadão. Se preferir, como cliente da Caixa, é possível verificar sua situação por meio do internet banking.

Com essas opções de acesso, fica mais simples acompanhar e gerenciar seus recursos do FGTS, garantindo que você esteja ciente de todas as quantias disponíveis em seu nome.

Afinal, estar informado sobre o saldo do seu FGTS é fundamental para garantir seus direitos e evitar possíveis perdas financeiras.

Você pode se interessar em ler também:

Saiba como acessar seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço retido

O FGTS pode ser sacado em caso de:

  • Demissão sem justa causa, término de contrato de trabalho por prazo determinado e rescisão por culpa recíproca ou força maior;
  • Também é válido em situações de extinção total ou fechamento da empresa, rescisão em comum acordo, suspensão do trabalho avulso por mais de 90 dias e ausência de depósitos na conta por três anos consecutivos;
  • Além disso, o saque é permitido quando o trabalhador está fora do regime do FGTS por três anos ininterruptos. Quando o cidadão se aposenta, atinge a idade de 70 anos, ou em caso de falecimento.

Para situações de saúde, o saque é possível para portadores de HIV, câncer ou doenças graves terminais, bem como para aquisição de próteses ou órteses para trabalhadores com deficiência.

O FGTS também pode ser sacado em situações de necessidade pessoal urgente e grave, como desastres naturais, emergências ou calamidades públicas.

Ademais, o fundo pode ser utilizado para aquisição ou construção de imóvel próprio, e para amortização ou liquidação de saldo devedor em financiamentos habitacionais, facilitando o acesso à moradia.

Para sacar o FGTS, é necessário verificar a situação específica e seguir as instruções fornecidas pela Caixa Econômica Federal, órgão responsável pela gestão do fundo.

Esteja atento aos documentos necessários e aos procedimentos a serem seguidos para garantir o acesso ao seu saldo retido.

Por fim, a consulta do saldo e das possibilidades de saque pode ser feita por meio do site da Caixa, do aplicativo Fundo de Garantia ou pelos canais de atendimento disponibilizados pelo banco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.