O CPF (Cadastro da Pessoa Física) é um documento de extrema importância para qualquer cidadão. Atualmente, o número de fraudes envolvendo o CPF tem crescido bastante, bem como os golpes ligados ao vazamento de dados pessoais. Por esse motivo, as empresas de comércio eletrônico passaram a investir ainda mais em segurança aos clientes.
Com o avanço da tecnologia, a vulnerabilidade dos dados pessoais também pode aumentar. Por isso, é de extrema importância que os cidadãos estejam atentos a qualquer alteração ou movimentação estranha em seu CPF. Dessa forma, por meio do sistema Registrato, criado pelo Banco Central, os brasileiros podem consultar todas as informações importantes do seu documento.
O Registrato é uma plataforma que armazena e permite a consulta de dados financeiros do cidadão, como empréstimos em seu nome, chaves PIX ativas e outras informações. Além disso, o cidadão pode consultar se o seu CPF foi utilizado por terceiros.
A plataforma fornece um histórico bastante detalhado sobre o financeiro do cidadão. Assim, diversas empresas costumam acessar o Registrato em fase de análise, para verificar a situação financeira de algum cliente antes de oferecer cartão de crédito e empréstimos, por exemplo. O acesso ao sistema é permitido apenas a pessoas físicas que possuem conta gov.br nos níveis de segurança ouro ou prata. No entanto, os que não possuem cadastro podem se inscrever de forma fácil e gratuita.
Sistema Registrato do Banco Central
O Banco Central criou o sistema Registrato com a finalidade de possibilitar que o cidadão acompanhe sua vida financeira consultando as seis principais áreas, que são: cheques sem fundo; financiamento e empréstimos; contas e relacionamento; chaves PIX; operações de câmbio e Cadin Federal. De acordo com o BC, esses relatórios são atualizados no dia 20 do mês seguinte à realização de qualquer transação.
Além disso, o sistema oferece uma ferramenta para verificar se seus dados pessoais não estão sendo usados para abrir contas bancárias, solicitar cartões ou executar atividades fraudulentas.
Como consultar o nome no Registrato dos bancos?
O Registrato passou por algumas alterações em fevereiro deste ano, que possibilitaram o acesso do cidadão por meio do site do Governo Federal. No entanto, para isso, é necessário que o cidadão tenha a conta Gov.br ativa.
Passo a passo para abertura da conta gov.br
Os cidadãos que ainda não possuem cadastro, podem abrir a conta gov.br gratuitamente. O cadastro pode ser feito das seguintes formas:
Confira o passo a passo para abrir a conta:
- Entre no site ou baixe o aplicativo gov.br;
- Na sequência, informe o seu CPF e clique em “Continuar”;
- Leia, aceite os termos e clique em “Continuar”;
- Feito isto, indique os bancos para criar a conta ou clique em “Tentar de outra forma”, caso você não possua conta em banco ou não queira utilizá-la;
- Informe os dados solicitados pelo sistema e clique em “Confirmar”;
- Verifique se as informações foram repassadas corretamente;
- Um código será enviado pelo e-mail ou pelo celular. Ao recebe-lo, coloque no lugar indicado;
- Em seguida, crie uma senha que atenda os critérios exigidos;
- Por fim, acesse a sua conta com seu login e senha recém-criados.