Existem formas diferentes para o empreendedor aplicar a estratégia na empresa.
Elas são necessárias para orientar a evolução da empresa e auxiliar no cumprimento de metas.
Para monitorar essas estratégias e avaliar os resultados, usamos o planejamento estratégico.
Elaborando os objetivos e estratégias gerais
Elaborados pela administração da empresa, consideram todos os fatores analisados no cenário.
O objetivo é o que a empresa vai fazer e como será feito, enfim, é o conjunto de ações para obter os resultados esperados.
Portanto, é como a empresa chegará à missão com o melhor desempenho, estruturação e retorno para o negócio.
Tipos de estratégias
As estratégias são ações planejadas pela empresa para ganhar vantagem frente aos concorrentes e cenário de atuação.
Ela mostrará o caminho pelo qual a empresa seguirá, tendo como referência o produto/serviço.
Existem alguns tipos de estratégias:
- Estratégia de concentração
Busca o melhor uso dos recursos. Tem como objetivo manter a especialidade, diferencial e aumentar a competitividade.
Não busca nem o crescimento, nem a redução do sucesso da empresa. O objetivo é manter o mix de produtos, mantendo a qualidade da empresa.
- Estratégia de crescimento
Ela busca aumentar o desempenho, através do crescimento interno, estrutura ou ampliação de recursos.
Pode ser aplicada aumentando a forma de atuar no mercado, ou diversificando seus produtos e serviços.
- Estratégia da redução
Geralmente, é usada quando os resultados estão abaixo do esperado, quando precisa diminuir a estrutura, aplicar recursos ou formas de atuar no mercado.
Implementação da estratégia
Os principais meios para a realização da estratégia são:
- Estrutura organizacional
- Planejamento nas áreas funcionais
- Políticas e planos organizacionais
- Projetos
E as estratégias da empresa podem ser:
- Operações
- Marketing e vendas
- Finanças e administração
- Recursos humanos
- Tecnologia da informação
Monitoramento de resultados
Essa é uma forma de ter controle se realmente as metas estão sendo batidas, e os objetivos alcançados.
Esse monitoramento pode ser feito através dos relatórios de lucratividade, opinião do cliente, retorno sobre o investimento, etc.
O importante é analisar e guardar esses resultados. Para que possa comparar mais pra frente com as próximos análises.
Caso seja um planejamento muito grande, divida e faça a análise em blocos.
Esse planejamento é muito importante para um controle da empresa, pois em momentos como esses que estamos passando, é através dele que você empreendedor, vai conseguir avaliar melhor quais os melhores passos a serem tomados.