O período de inscrição do Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação da Ativa e da Reserva 2022 do Instituto Militar de Engenharia (IME) está aberto. Segundo o edital do processo seletivo, o valor da taxa é de R$ 140.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line, por meio do site do IME. De acordo com o cronograma, o prazo final para o cadastro é 11 de julho.
O edital do processo seletivo prevê a concessão de isenção para candidatos dependentes de ex-combatentes das Forças Armadas, para doadores de medula óssea, para candidatos inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e estudantes membros de família de baixa renda.
Os estudantes que se encaixam em um dos critérios acima poderão solicitar a isenção no período de 6 a 10 de junho. A lista de documentos exigidos pelo IME varia de acordo com a categoria. Os candidatos podem conferir a documentação no Manual do Candidato.
Seleção
O processo seletivo do IME visa ingresso de novos alunos em cursos de Engenharia. A seleção será feita por meio da aplicação de provas presenciais, que consiste no Exame Intelectual (EI), e outras etapas.
O EI conta com duas fases. De acordo com o cronograma, a 1ª fase será aplicada em 25 de setembro. Já a 2ª fase acontecerá nos dias 24, 25, 26 e 27 de outubro.
Além do EI, os candidatos passarão também pelas seguintes etapas: Inspeção de Saúde (IS), Exame de Aptidão Física (EAF) e Avaliação Psicológica (Avl Psc), Procedimento de Heteroidentificação (PH).
Vagas
De acordo com orientações do IME, no momento da inscrição, os candidatos devem optar entre as modalidades Ativa (80 vagas) e Reserva (12 vagas). O IME informou ainda que parte das vagas ofertadas estão reservadas para candidatos negros.
A modalidade Ativa visa a carreira militar, enquanto a Reserva consiste apenas nos estudos de Engenharia.
Para concorrer a uma vaga na modalidade Ativa, a idade exigida é entre 16 e 22 anos de idade, enquanto para a modalidade Reserva podem se inscrever estudantes com idade entre 16 e 21 anos.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UFSC divulga as principais datas do Vestibular 2023.