Os interessados em participar do Vestibular Unificado 2023/2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) tem até essa quinta-feira, dia 18 de maio, para fazer as inscrições. De acordo com o cronograma, o IFTO encerrará as inscrições às 23h59 de amanhã.
As inscrições devem ser feitas online. Desse modo, para se inscrever, o estudante deve acessar o site Seja IFTO, criar um cadastro ou acessar cadastro já existente e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição.
No momento da inscrição, além dos dados pessoais, os estudantes devem escolher a opção de curso desejada. É também durante a inscrição que o candidato poderá indicar a necessidade de atendimento especializado ou de tratamento por nome social para o dia de aplicação das provas.
Taxa de inscrição
Após realizar a inscrição, o candidato deve gerar no sistema de inscrição e imprimir o boleto para o pagamento da taxa. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00 (quarenta reais) para os cursos de graduação, enquanto para os cursos técnicos a taxa é no valor de R$ 20,00 (vinte reais).
O IFTO já recebeu os pedidos de isenção da taxa e o resultado já está disponível em seu site. Puderam solicitar o benefício os candidatos de baixa renda com renda familiar mensal per capita inferior ou igual a um salário mínimo e meio que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.
Vestibular IFTO 2023/2
Conforme indicado no edital, a seleção dos candidatos contará com a aplicação de provas de forma presencial. O IFTO vai aplicar as provas do Vestibular Unificado 2023/2 no dia 4 de junho de 2023.
As avaliações contarão com questões objetivas sobre assuntos correspondentes ao nível do curso desejado. Nesse sentido, as 60 questões da prova para os candidatos aos cursos de graduação irão abarcar conhecimentos sobre as seguintes áreas:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);
- Matemática e suas Tecnologias: Matemática;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Física e Química;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia, Sociologia;
- Redação.
As provas para os candidatos aos cursos técnicos subsequentes contarão com 36 questões de múltipla escolha, enquanto o exame para cursos técnicos concomitantes ao ensino médio terá 40 questões objetivas.
O edital indica ainda que, para os cursos de graduação, a aplicação das provas será das 14h às 18h30, enquanto a aplicação para os cursos técnicos será das 14h às 17h.
Oferta de vagas
A oferta total do IFTO é de 120 vagas para cursos técnicos e de 297 vagas para cursos de graduação. Há vagas em cursos técnicos ministrados em Lagoa da Confusão, Pedro Afonso, Araguaína, e vagas para as graduações ofertadas nas cidades de Colinas do Tocantins, Palmas e Porto Nacional.
Os aprovados ingressarão nos cursos no 2º semestre letivo de 2023. Veja a seguir a relação de cursos contemplados nessa edição do processo seletivo:
- Cursos técnicos concomitantes: Agricultura; e Agropecuária;
- Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio: Agricultura; Agropecuária e Enfermagem;
- Cursos de graduação: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Engenharia Agronômica; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Gestão Pública; Logística; Pedagogia; e Sistemas para Internet.
Resultados
Conforme o cronograma, a divulgação do gabarito preliminar da prova será feita no dia 4 de junho, após as 19h. Os interessados poderão interpor recursos até o dia 5 seguinte.
Já a divulgação do resultado preliminar do Vestibular 2023/2 está prevista para o dia 26 de junho, com recebimento de recurso no dia 27 seguinte. O resultado resultado final, com a lista de classificados para as vagas, será publicado no dia 29 de junho de 2023.
Acesse o site do IFTO para mais informações.
Leia também IFPB abriu o período de inscrição para o Processo Seletivo de Cursos Superiores 2023/2; saiba mais.