IFTO divulga locais de prova do Vestibular 2023/2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) divulgou nesta quarta-feira, dia 31 de maio, os locais de prova do Vestibular 2023/2. Desse modo, os candidatos já podem consultar os locais de prova e ensalamento dos cursos superiores e dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes através do site Seja IFTO.

Conforme indicado nos documentos, haverá locais de prova nas seguintes cidades: Colinas do Tocantins, Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Lagoa da Confusão, Pedro Afonso.

Provas serão aplicadas no próximo domingo (4)

De acordo com o edital, a aplicação das provas do Vestibular Unificado 2023/2 está marcada para o dia 4 de junho de 2023 e será presencial.

As avaliações contarão com questões objetivas sobre assuntos correspondentes ao nível do curso desejado. Nesse sentido, as 60 questões da prova para os candidatos aos cursos de graduação irão abarcar conhecimentos sobre as seguintes áreas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Física e Química;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia, Sociologia;
  • Redação.

As provas para os candidatos aos cursos técnicos subsequentes contarão com 36 questões de múltipla escolha, enquanto o exame para cursos técnicos concomitantes ao ensino médio terá 40 questões objetivas de múltipla escolha.

Orientações e horários

De acordo com as orientações do IFTO, os candidatos deverão chegar aos locais de prova com antecedência. Não será permitida a entrada de candidatos após o horário de fechamento dos portões. A abertura dos portões está marcada para as 13h, com fechamento às 13h50 (horário local) impreterivelmente.

O edital indica ainda que, para os cursos de graduação, a aplicação das provas será das 14h às 18h30, enquanto a aplicação para os cursos técnicos será das 14h às 17h.

Para ter acesso ao local de aplicação do exame, o candidato deverá apresentar documento oficial de identificação com foto. Além disso, é necessário levar caneta de tinta preta ou azul fabricada em material transparente.

Oferta de vagas

A oferta total do IFTO é de 120 vagas para cursos técnicos e de 297 vagas para cursos de graduação. Há vagas em cursos técnicos ministrados em Lagoa da Confusão, Pedro Afonso, Araguaína, e vagas para as graduações ofertadas nas cidades de Colinas do Tocantins, Palmas e Porto Nacional.

De acordo com o indicado no edital, os aprovados ingressarão nos cursos no 2º semestre letivo de 2023. Veja a seguir a relação de cursos contemplados nessa edição do processo seletivo:

  • Cursos técnicos concomitantes: Agricultura; e Agropecuária;
  • Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio: Agricultura; Agropecuária e Enfermagem;
  • Cursos de graduação: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Engenharia Agronômica; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Gestão Pública; Logística; Pedagogia; e Sistemas para Internet.

Resultados

Conforme o cronograma, a divulgação do gabarito preliminar da prova será feita ainda no dia de aplicação das provas, 4 de junho, após as 19h. O edital estabelece que caberá a interposição de recurso contra a formulação das questões e contra o gabarito. Desse modo, os interessados poderão interpor recursos até o dia 5 de junho, por meio do site Seja IFTO.

Já a divulgação do resultado preliminar do Vestibular 2023/2 está prevista para o dia 26 de junho de 2023. Os candidatos poderão contestar a classificação preliminar com a interposição de recurso até o dia 27 do mesmo mês. Após a análise dos recursos, o IFTO vai publicar o resultado resultado final, com a lista de classificados para as vagas, no dia 29 de junho de 2023.

Ainda de acordo com o edital, na mesma data o Instituto divulgará orientações para as matrículas e a lista de documentos necessários para o registro acadêmico.

Acesse o site do IFTO para mais informações.

Leia também Unic e Uniderp abriram o período de inscrição para o Vestibular Unificado de Medicina 2023/2; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.