Chega ao fim nesta quarta-feira, dia 17 de maio, o período de inscrição para o Vestibular 2023/2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas). De acordo com o edital, a taxa de inscrição é no valor de R$ 40,00 (quarenta reais).
Os interessados em participar da seleção podem se inscrever até as 23h59 de hoje, de forma virtual. Para isso, é necessário acessar o Sistema de Inscrição em Vestibulares e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição.
Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição até amanhã, dia 18 de maio de 2023.
O IFSuldeMinas já recebeu os pedidos de isenção da taxa de inscrição e o resultado já está disponível para consulta em seu site. Puderam solicitar o benefício, os estudantes que têm renda familiar per capita igual ou inferior a 1,3 salário mínimo e que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada.
Vestibular 2023/2
De acordo com o edital, o Vestibular 2023/2 contará com duas modalidades de ingresso, sendo necessário o candidato optar uma delas no momento da inscrição:
- provas aplicadas pelo IFSuldeMinas;
- aproveitamento das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Para a seleção via notas do Enem, o Instituto vai aceitar o uso de qualquer uma das edições ocorridas entre os anos de 2015 e 2022. Desse modo, somente os estudantes que tenham concluído o Ensino Médio e que tenham feito uma dessas edições poderão optar por essa modalidade. No momento da inscrição, o candidato precisa indicar a edição do exame que deseja usar para fins de classificação.
O edital estabelece ainda que seletivo o candidato que obtiver nota igual a zero em quaisquer das áreas de conhecimento do Enem ou nota igual a zero na prova de redação do exame.
Provas
A aplicação das provas para os candidatos que optarem pela modalidade tradicional está marcada para o dia 4 de junho de 2023. A prova será realizada no período da manhã, das 8h45 às 12h45, considerando o horário oficial de Brasília.
De acordo com o edital, as provas são compostas em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Desse modo, além de uma redação em Língua Portuguesa, os candidatos responderão a 50 questões objetivas sobreas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História.
Oferta de vagas
A oferta total do Instituto é de 352 vagas para ingresso no 2º semestre letivo de 2023. As oportunidades estão distribuídas entre os seguintes cursos:
- Licenciatura em Pedagogia com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica (EaD) – 128 vagas;
- Tecnologia em Cafeicultura, no campus Muzambinho – 32 vagas;
- Licenciatura em Letras (EaD) – 192 vagas.
Metade das vagas ofertadas estão reservadas para estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas da rede pública, de acordo com a Lei de Cotas. Desse modo, haverá recorte de renda e percentual de vagas para pretos, pardos e indígenas e também para pessoas com deficiência.
Os candidatos aprovados pelo sistema de cotas raciais (pretos e pardos) passarão por procedimento de heteroidentificação antes de realizar as matrículas.
Resultado
A publicação do gabarito definitivo da prova objetiva está previsto para o dia 16 de junho, cabendo interposição de recurso.
Já a divulgação do resultado final do Vestibular 2023/2, com a lista de convocados em 1ª chamada, está prevista para o dia 27 de junho de 2023. Os convocados em 1ª chamada deverão realizar os procedimentos de matrícula no período de 18 de junho a 6 de julho.
Acesse o site do Instituto para mais informações.
Leia também IFPB abriu o período de inscrição para o Processo Seletivo de Cursos Superiores 2023/2; saiba mais.