O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou os editais referentes às Olimpíadas Científicas 2023. As inscrições já estão abertas. De acordo com o cronograma do IFPE, os interessados poderão realizar as inscrições até o dia 30 de setembro de 2023.
Conforme estabelecido nos regulamentos, podem participar das competições de conhecimento tanto estudantes de escolas públicas como alunos de escolas da rede privada de ensino. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
Desse modo, o Instituto encoraja escolas públicas quanto privadas de Pernambuco a se registrar nas três olimpíadas promovidas pelo IFPE. Neste ano, o Instituto realiza a 7ª edição da Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica (OPA), 6ª edição da Olimpíada de Física de Pernambuco (OPEF) e a 6ª Olimpíada de Foguetes de Pernambuco (OPEFOG). Os regulamentos já estão disponíveis no site do IFPE.
Olimpíadas Científicas 2023: Inscrições
De acordo com as orientações do IFPE, as inscrições estão sendo recebidas de forma exclusivamente virtual. Portanto, os cadastros devem ser feitos por meio do preenchimento deste formulário eletrônico.
O cadastro da escola no evento deverá ser feito por um/a professor/a, técnico/a educacional ou representante legal da escola. Após a confirmação da inscrição, cada escola terá um prazo para realizar a competição em suas próprias dependências.
Já as inscrições dos candidatos deverão ser feitas de forma presencial, diretamente na escola. Assim, os estudantes interessados devem se inscrever na sua própria escola através do/a professor/a representante, que irá aplicar as atividades e enviá-las para a comissão organizadora.
Assim como as inscrições, os eventos são totalmente gratuitos, de modo que dispensam pagamento de taxas de participação. Podem participar escolas, professores e alunos do ensino médio, de Pernambuco.
Provas das Olimpíadas 2023
Os regulamentos apresentam todas as regras e procedimentos para cada competição do conhecimento. Desse modo, os interessados podem consultar o conteúdo programático de cada prova, bem como a data de aplicação. A aplicação dos exames será de responsabilidade das escolas participantes.
De acordo com o cronograma da 7ª OPA (Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica), a aplicação das provas está marcada para o dia 6 de outubro. Acesse aqui o regulamento com todas as informações sobre a prova da 7ª OPA.
As provas da 6ª OPEF (Olimpíada de Física de Pernambuco) serão aplicadas no dia 20 de outubro. O regulamento da OPEF também está disponível para consulta. Confira.
Já as escolas que queiram participar da 6ª OPEFOG devem realizar os lançamentos de foguetes e registrar os respectivos alcances registrados pelos/as estudantes até o dia 20 de outubro. Todas as orientações e regras para as atividades estão descritas neste regulamento.
Premiação
Conforme divulgado pelo IFPE, as competições tem como principal meta incentivar os alunos nos estudos das ciências:
O objetivo das Olimpíadas Científicas é estimular o estudo das Ciências Físicas e Espaciais entre estudantes de Ensino Médio de Pernambuco. Além disso, servem como preparação para olimpíadas nacionais e internacionais das respectivas áreas.
O IFPE vai conceder certificados de participação aos alunos e professores. Além disso, haverá uma premiação para os participantes com os melhores desempenhos nas três Olimpíadas Científicas. Segundo indicam os regulamentos, os participantes poderão ser premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze, de acordo com as notas obtidas.
Para mais informações através do Núcleo de Astronomia e Física do IFPE, representado pelo professor coordenador Guilherme Pereira, o Instituto disponibilizou os seguintes números de telefone: (81) 2125-1775 / (81) 98215-7134.
Os estudantes e professores que tiverem dúvidas sobre as inscrições também poderão entrar em contato também através dos seguintes endereços de e-mail: opa@recife.ifpe.edu.br | opef@recife.ifpe.edu.br | opefog@recife.ifpe.edu.br.
Leia também UECE abre nesta segunda-feira (7) o período para pedidos de isenção da taxa referente ao Vestibular 2024; saiba mais.