IFPB encerra inscrições para cursos de graduação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) encerra nesta segunda-feira, dia 29 de maio, o período de inscrição para o Processo Seletivo de Cursos Superiores 2023/2. Os interessados em ingressar nos cursos de graduação do IFPB têm até as 23h59 de hoje para se cadastrar.

Para realizar a inscrição, os estudantes devem acessar o Portal do Estudante | IFPB e realizar o preenchimento do requerimento de inscrição. Para acessar o formulário, os candidatos devem fazer login com cadastro já existente ou criar cadastro no sistema do Instituto.

No formulário de inscrição, além dos dados pessoais, o estudante deverá informar os seus dados escolares e indicar o curso de graduação que deseja cursar. O IFPB permite que o estudante escolha até duas opções de curso, sendo a 1ª prioritária para a classificação.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição ou de participação para o Processo Seletivo de Cursos Superiores 2023/2.

PS de Cursos Superiores

Para participar desse processo seletivo é pré-requisito ter o Ensino Médio completo. O edital estabelece que o estudante deve ter concluído o Ensino Médio ou equivalente até a data da pré-matrícula informada no edital.

Não haverá aplicação de provas nesse processo de seleção. Conforme indicado no edital, para a classificação dos inscritos, o IFPB fará o aproveitamento do desempenho obtido pelos estudantes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Nesse sentido, para participar também é pré-requisito ter feito uma das edições do Enem aceitas pelo IFPB para fins de classificação. O IFPB aceitará as notas das edições dos últimos quatro anos: Enem 2019, Enem 2020, Enem 2021, e Enem 2022. No entanto, os estudantes que fizeram o exame como “treineiros” não poderão participar.

Oferta de vagas

Nesta edição do processo seletivo, o IFPB está ofertando vagas em cursos superiores oferecidos nas modalidades presencial e de Educação a Distância (EAD). De acordo com o edital, a oferta total do Instituto é de 1.540 vagas para ingresso no 2º semestre letivo deste ano.

O edital estabelece ainda que as oportunidades estão distribuídas entre os campi do Instituto localizados em CajazeirasCampina GrandeEsperançaGuarabiraJoão PessoaMonteiroPatosPicuíPrincesa Isabel e Sousa.

Haverá reserva de 50% das vagas para o Sistema de Cotas para Egressos de Escolas Públicas. Dentre as vagas reservadas, há percentual de vagas exclusivo para candidatos pretos, pardos e indígenas e também para pessoas com deficiência (PcD).

Oferta de cursos

Conforme o quadro de vagas do edital, entre os cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia) ofertados pelo IFPB estão: Ciências Biológicas; Design Gráfico; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Civil; Matemática; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Engenharia da Computação; Física; Construção de Edifícios; Telemática; Gestão Comercial; Sistemas para Internet; Administração; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Civil; Química; Automação Industrial; Segurança no Trabalho; Gestão Ambiental; Agroecologia; Design de Interiores; Geoprocessamento; Gestão Ambiental; Negócios Imobiliários; Redes de Computadores; Sistemas de Telecomunicações; Sistemas para Internet; Letras com Habilitação em Língua Portuguesa na modalidade de Educação a Distância (EaD), entre outros.

Resultado do PS de Cursos Superiores

O IFPB vai publicar o resultado preliminar no dia 19 de junho. Os candidatos poderão interpor de recursos nos dias 20 e 21 do mesmo mês. Já o resultado final do Processo Seletivo de Cursos Superiores 2023/2 será publicado no dia 28 de junho.

Os candidatos aprovados dentro das cotas raciais (pretos e pardos) deverão passar por avaliação de uma Comissão Local de Heteroidentificação antes das matrículas, de acordo com o estabelecido no edital. A matrícula só será permitida após a verificação da condição declarada pelo candidato.

Acesse o edital do PS de Cursos Superiores para mais detalhes.

Leia também PUC-Minas receberá as inscrições para o Vestibular de Medicina 2023/2 até o dia 31 de maio; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.