IFMG divulgou o período de inscrição do Vestibular 2023/2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) divulgou os editais referentes ao Vestibular 2023/2. O processo seletivo visa o ingresso de novos alunos no 2º semestre letivo deste ano. Estão sendo ofertadas mais de 300 vagas para 11 cursos presenciais. 

De acordo com o edital, o período de inscrição será do dia 20 de abril até o dia 22 de maio de 2023. Ainda conforme as orientações do edital, as inscrições devem ser feitas de forma presencial, exclusivamente por meio do site da instituição.

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 20, dentro do prazo estabelecido.

Os estudantes de baixa renda poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição. Segundo o cronograma, o período para envio dos pedidos será de 20 de abril a 3 de maio, seguindo as instruções dos editais. 

Processo de seleção

O processo seletivo para os cursos de graduação contará com duas modalidades de seleção: aproveitamento da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio); e análise de histórico escolar e redação on-line.

Conforme o edital, os candidatos que optarem por usar as notas do Enem poderão se inscrever com as notas de uma das últimas dez edições do exame. Já os candidatos que optarem pela seleção via histórico escolar e redação passarão pela avaliação no dia 18 de junho, de forma virtual.

A seleção para os cursos técnicos nas modalidades concomitante (para quem está cursando o Ensino Médio em outra escola e quer fazer o técnico no IFMG) e subsequente (para quem concluiu o Ensino Médio e procura formação profissionalizante) ocorrerá com aplicação de uma prova presencial no dia 18 de junho.

Vagas

Ao todo, o IFMG está ofertando 397 vagas para 11 cursos presenciais. De acordo com o edital, as oportunidades estão distribuídas entre os campi de Congonhas, Ibirité, Ouro Preto e Ribeirão das Neves.

O edital estabelece ainda que parte das vagas estão reservadas segundo determinado pelas ações afirmativas (cotas). Aqueles que forem aprovados pelo sistema de cotas deverão, no ato de matrícula, comprovar a renda de sua família e que teve os estudos integralmente feitos em escola pública.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Ministério da Cultura lança edital do Prêmio de Literatura Carolina Maria de Jesus; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.