IFBA recebe inscrições para cursos de licenciatura EAD

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abriu o período de inscrição para Processo Seletivo 2023/2 que visa o ingresso de novos alunos em cursos de graduação ofertados na modalidade de Educação a Distância (EAD).

De acordo com o edital, o Instituto está ofertando 200 vagas em cursos de licenciatura. As oportunidades estão sendo ofertadas através do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo das licenciaturas é formar professores/as nas duas áreas para atuarem na educação básica. Os cursos têm duração mínima de quatro anos.

De acordo com o edital, o período de inscrição segue aberto até o dia 11 de agosto de 2023.  Podem se inscrever candidatos que possuam o ensino médio completo e não estejam matriculados em outra instituição pública de ensino superior.

Processo Seletivo EAD: Inscrições

Ainda conforme as orientações do edital, os interessados devem se inscrever exclusivamente de forma virtual, através do site do IFBA. Portanto, para participar, o interessado deve preencher o formulário eletrônico de inscrição e encaminhar a documentação elencada no edital.

No momento da inscrição, o estudante deverá indicar qual é o curso desejado e indicar um polo de apoio presencial para realizar as atividades presenciais obrigatórias dos cursos EAD. 

As inscrições são totalmente gratuitas, de modo que dispensa o pagamento de taxas para a participação. Os candidatos devem assegurar o envio de todos os documentos, pois na ausência algum documento solicitado a inscrição será indeferida. A lista completa de documentos necessários está disponível no edital.

As vagas ofertadas são para dois cursos de licenciatura EAD. Imagem: IFBA
As vagas ofertadas são para dois cursos de licenciatura EAD. Imagem: IFBA

Processo de seleção

Ainda conforme indicado no edital, a seleção contará com apenas uma etapa única, em duas modalidade.

Para a seleção de professores da rede pública de ensino, o IFBA avaliará o coeficiente de rendimento da graduação e o tempo de serviço. Os demais candidatos, público em geral, serão selecionados através das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Nesse sentido, os professores deverão enviar o histórico escolar da sua primeira graduação e currículo, enquanto os demais candidatos deverão apresentar o boletim de desempenho no Enem, emitido através do sistema do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Oferta de vagas

A oferta total do IFBA é de 200 vagas, sendo 20% (vinte por cento) destinadas a professores em exercício das redes públicas federal, estadual ou municipal para os cursos de Licenciatura. São 100 vagas para a Licenciatura em Física e outras 100 vagas para a Licenciatura em Matemática.

Embora sejam ofertados na modalidade EaD, os cursos realizarão atividades semanais presenciais obrigatórias, preferencialmente, aos sábados e/ou domingos. As atividades serão realizadas nos Polos de Apoio Presencial da UAB.

Para a licenciatura em Física, há vagas nos polos localizados nos municípios de Brumado, Dias D’Ávila, Juazeiro, Lauro de Freitas e Mata de São João. Já as vagas ofertadas para a licenciatura em Matemática estão distribuídas entre os polos de Dias D’Ávila, Euclides da Cunha, Paulo Afonso, Salvador e Seabra.

Resultados

 A publicação do resultado preliminar do Processo Seletivo EAD está prevista para o dia 23 de agosto. Os candidatos interessados poderão interpor recursos nos dias 24 e 25 de agosto, exclusivamente por meio do site do IFBA

Após a análise dos recursos, o IFBA divulgará o resultado final no dia 28 de agosto. Os aprovados dentro da reserva para candidatos negros deverão passar por procedimento de heteroidentificação. A convocação dos aprovados em 1ª chamada será publicada em 13 de setembro. Na mesma data, o IFBA divulgará as orientações para as matrículas.

Os candidatos com dúvidas podem enviar suas dúvidas e questionamentos para o seguinte endereço de e-mail: elecaoead.ifba@gmail.com.

Acesse o edital do processo seletivo para mais informações.

Leia também Unicamp publica antecipadamente o resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.