Você sabe que qualquer negócio para ser lucrativo precisa estar sempre inovando, e assim se manter no mercado. Por isso que hoje, nós vamos dar 7 ideias para inovar em lanchonete, pois manter o negócio envolve inovação.
7 ideias para inovar em lanchonete
Sua lanchonete precisa inovar que vai além de ter um bom atendimento e um produto de qualidade. Vamos dar ideias para inovar sua lanchonete e assim, atrair mais clientes e ter maior lucratividade. As ideias envolvem pouco investimento, mas que dão certo.
1. Tenha um diferencial
Quando se fala em diferencial, pode ser qualquer atitude que garante o sucesso de sua lanchonete. No mercado de alimentação das cidades existem muitas lanchonetes, por isso mesmo, que você deve ter um diferencial, que faça com que o cliente busque pelo se negócio.
O seu diferencial pode ser um prato específico, um lanche especial, que deve ser excelente na opinião das maiorias das pessoas. Este diferencial passa a ser a especialidade da casa, e você precisa garantir que seja de fato de qualidade, que utilize bons produtos, que seja preparado da melhor maneira.
Se você escolher como diferencial um prato ou lanche, ele deve estar em destaque no cardápio, e deve ser oferecido como sendo o melhor da cidade.
Se o seu prato ou lanche for muito bom, muitos clientes virão, para experimentar, já que terá a aprovação e indicação das pessoas que já são clientes da lanchonete.
Mas, se a concorrência estiver acirrada, além de ter um prato ou lanche como diferencial, você pode apostar em outros diferenciais, como atendimento, tecnologia, comodidade, identidade visual, entre tantos outros diferenciais possíveis.
2. Ofereça o serviço delivery
O serviço delivery cresceram no período da pandemia e vieram para ficar. Assim, os seus clientes podem receber os seus lanches e refeições em casa.
O serviço delivery acresce no valor do pedido, sem interferir na sua lucratividade, e pode ser uma alternativa com retorno alto.
3. Invista na identidade visual da marca
Os clientes dão um valor positivo para a lanchonete que tem uma identidade visual, e traz credibilidade para a lanchonete, tanto no ponto físico, quanto nos aplicativos de entrega delivery.
Assim, a identidade visual da marca deve estar presente nas atividades da lanchonete, como fachada, uniformes, embalagens, cardápios, entre outros.
Em se falando de identidade visual, invista em boas fotos também dos lanches e refeições inseridos no cardápio.
A identidade visual da lanchonete também é uma forma de inovar em sua lanchonete, afinal, que não gosta de dizer que come um lanche ou faz uma refeição numa lanchonete que tenha uma boa identidade visual?
4. Invista no cardápio digital
O cardápio digital é aquele em que o cliente escolhe o seu produto a partir de uma olhada no tablet disponibilizado para os clientes na mesa, na hora da escolha do que vai consumir.
É como se fosse um garçom particular. O cliente escolhe o que vai consumir neste cardápio digital, que vai diretamente para a cozinha para ser preparado. Assim, evita aquela espera desnecessária do garçom vir para fazer o pedido, e depois vai até a cozinha para fazer o pedido para a preparação. Sem contar no trânsito desnecessário dos garçons pelas mesas, deixando o ambiente mais livre na circulação.
5. Invista em ações de marketing para a lanchonete
As ações de marketing para a lanchonete devem envolver mais do que o bom atendimento. Você pode realizar o marketing da lanchonete usando as redes sociais, como o Instagram e o Facebook, com criações que atraiam o cliente para a sua empresa, seja de forma presencial ou em forma de delivery.
Essas criações precisam deixar o cliente com fome e vontade de experimentar o seu lanche.
6. Invista na permanência do seu cliente na lanchonete
No local físico, faça com que o cliente fique por mais tempo dentro da lanchonete. Enquanto o cliente estiver na lanchonete ele vai estar consumindo, e isso é muito bom.
Entre as opções existentes no mercado, você pode instalar várias televisões suspensas e escolha conteúdos agradáveis para o cliente. Como jogo de futebol, clipes de músicas, séries, filmes, entre outros.
7. Tenha um sistema de gestão na lanchonete
Por fim, este sistema de gestão, deve envolver todas as atividades da sua lanchonete como: atendimento, controle de entrada e saída de caixa diário, controle de compra de produtos, controle de saída de produtos, quantidade de produtos vendidos naquele dia, entre tantas outras funções.
Viu só como pode ser muito simples começar nessa área? Desejamos muita sorte e sucesso em sua empreitada!