Ideias divertidas para enriquecer o vocabulário

Você está procurando algumas ideias divertidas que ajudarão a aumentar o seu vocabulário ou então de outras pessoas, como alunos e filhos, por exemplo?

Bom, existem muitas alternativas bacanas, mas selecionamos seis atividades motivacionais que certamente vão expandir seu vocabulário de uma forma diferenciada.

Diversão com literatura

Ler é sempre a melhor maneira de enriquecer o vocabulário. Para não ficar tão desestimulador, você pode fazer alguma atividade dinâmica que envolva a leitura de um livro ou gibi. Uma das ideias é ler junto e cada um tentar continuar a história com as suas ideias. Além disso, selecionar as palavras que não conhece e procurar no dicionário também é excelente.

Construtor de vocabulário

Uma maneira divertida e impressionante de aumentar e desenvolver o vocabulário dos alunos é criar uma “Caixa de Revelação”. Diga aos alunos que a cada dia eles descobrirão ou “descobrirão” uma nova palavra e aprenderão seu significado.

Cada semana, para fazer o dever de casa, os alunos devem cortar uma palavra de uma revista, jornal, algum produto, etc. e cole em um cartão de índice. Então, na escola, eles o colocam na “Caixa da Revelação”.

No início de cada dia, o professor chama aleatoriamente um aluno para tirar um cartão da caixa e a tarefa dos alunos é descobrir o seu significado. Cada dia uma nova palavra e seu significado são descobertos. Depois que os alunos aprenderem o significado da palavra, eles podem anotá-la em seu livro de vocabulário.

Você também pode gostar:

Qual é a forma correta: Sessão, seção ou cessão?

Descoberta da palavra

Esta atividade de vocabulário criativo é perfeita para o trabalho matinal. Todas as manhãs, escreva uma frase no quadro e sublinhe uma palavra cujo significado os alunos podem não saber.

Por exemplo, “O velho estava usando um chapéu de feltro cinza “. Os alunos teriam que descobrir que “fedora” significava chapéu. Desafie os alunos a ler a frase e tentar descobrir o significado da palavra sublinhada. Sua tarefa é escrever o significado e desenhar uma imagem correlata.

Traços de caráter

Para ajudar a aumentar o vocabulário descritivo de seus alunos, peça a cada aluno que crie uma tabela T de traços de caráter para o livro que estão lendo. No lado esquerdo do gráfico T, os alunos listariam as ações do personagem principal que são descritas na história. Em seguida, no lado direito, os alunos listariam outras palavras que descrevem a mesma ação.

Isso pode ser feito em uma aula com seu livro lido em voz alta ou independentemente com o livro atual do aluno que ele está lendo.

Foto do dia

Todos os dias, como parte de sua rotina matinal, grave uma imagem de qualquer coisa que você queira para o quadro de frente. A tarefa dos alunos é olhar para a imagem no painel frontal e encontrar 3 a 5 palavras que descrevam essa imagem.

Por exemplo, coloque a imagem de um gatinho peludo cinza no painel frontal e os alunos usariam palavras descritivas como cinza, peludo, etc. para descrevê-lo. Depois que eles pegarem o jeito, torne a imagem e as palavras mais difíceis. Você pode até incentivar os alunos a trazer fotos ou objetos para pendurar ou prender no painel frontal.

Palavra do dia

Desafie os alunos (com a ajuda dos pais) a escolher uma palavra e aprender seu significado. A tarefa deles é ensinar ao resto da classe a palavra e o significado. Envie um não para casa encorajando os alunos a memorizar e realmente aprender sua palavra e significado para que seja fácil para eles ensinarem aos seus colegas.

E então, gostou das dicas?

Não deixe de ler também – Estratégias simples para enriquecer o vocabulário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.