Conectivos como elemento de coesão textual

Produzir um texto é sempre um ato comunicativo. Seja na escrita ou na oralidade, um fator essencial para que essa comunicação seja bem sucedida é a clareza da mensagem. As palavras não podem aparecer soltas e desconexas. O objetivo é apresentar ao leitor um texto coeso, com ideias lógicas e coerentes entre si formando, desse modo, um todo compreensível.

Nesse sentido, a coesão aparece como elemento básico para a clareza. A compreensão se constitui de aspectos linguísticos que, quando aplicados da maneira correta, estabelecem ligação entre os termos de uma sentença, período ou oração. Além disso, a coesão contribui para a melhor construção dos parágrafos.

Um dos recursos coesivos fundamentais para um texto são os conectivos. Dito de modo simples, conectivos são palavras ou expressões que interligam as frases permitindo assim estabelecer uma lógica na disposição dos argumentos e ideias. Esse papel é geralmente das conjunções, mas alguns advérbios e pronomes também podem aparecer com a mesma função. Assim como o bom emprego desses elementos resulta na clareza da comunicação, o mau uso compromete a mensagem e toda e produção textual. Por isso, é crucial saber usar os conectivos.

Tipos de conectivos

Há inúmeros tipos de conectivos que se agrupam de acordo com o objetivo do texto. Nesse sentido, o seu uso vai de acordo com a intenção do autor para determinada frase ou trecho do texto. Veja abaixo alguns deles.

  • De tempo, frequência e duração: Muito comuns em textos narrativos, são usados para indicar sucessão de ideias e acontecimentos. Ex: Enfim, logo, etc.
  • De prioridade: Costumam aparecer no começo das frases para introduzir uma ideia ou demonstrar a relevância do que vai ser dito a seguir. Ex: Em primeiro lugar, acima de tudo.
  • De comparação ou semelhança: Esses conectores tem o objetivo de sinalizar a relação entre um argumento e um conceito já apresentado no mesmo texto ou em outro (intertextualidade). Ex: Do mesmo modo, similarmente.
  • Hipótese ou condição: Usados em momentos que apontam uma hipótese ou condição para uma situação futura. Ex: eventualmente, por a caso, etc.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Raquel de Queiroz: vida e principais obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.