Uso de equipamento para medir a saturação de oxigênio no sangue cresce no Brasil

A preocupação dos brasileiros em confirmar precocemente o diagnóstico da Covid-19 vem fazendo um equipamento, antes utilizado apenas por pacientes cardíacos, ganhar destaque no mercado, o oxímetro.

Isso porque este recurso permite medir a saturação de oxigênio no sangue, o que pode ser fundamental para apontar complicações da Covid no organismo.

Com venda livre nas farmácias e lojas virtuais, o equipamento garante uma aferição não invasiva, visto que é colocado sobre a ponta do dedo, sem a necessidade de perfurar a pele para a coleta sanguínea.

Através dos seus sensores de luz, este aparelho, denominado oxímetro de pulso capta a quantidade de oxigênio que passa pelo sangue. O resultado é mostrado no visor em poucos segundos.

Covid-19 X Saturação de oxigênio no sangue

O fato de o oxímetro estar em alta no mercado e ter um aumento de mais de 9,900% nas buscas em sites da internet, de acordo com o Google Trends; é devido sua eficiência para confirmar diagnósticos da Covid-19.

Pacientes infectados pelos vírus têm os pulmões afetados, o que compromete a capacidade de absorver oxigênio. Isso resulta na queda de oxigenação do sangue.

Quando o índice de saturação chega a valores menores de 94% é sinal de que há algum problema pulmonar, como é o caso da Covid. Vale destacar, que em pacientes em estados moderados e graves, a taxa de oxigenação pode chegar até 90%.

Visto que muitos pacientes são assintomáticos ou apresentam sinais da infecção apenas quando a capacidade pulmonar já está muito comprometida, o oxímetro ajuda a buscar um atendimento médico precoce, evitando assim, possíveis agravações da doença.

Vale destacar, que essa queda de oxigenação não indica apenas a infecção por Covid, outras disfunções pulmonares e cardíacas também podem ser sinalizadas com o baixo nível de saturação do oxigênio no sangue.

Diante disto, o mais indicado é buscar uma avaliação médica, a fim de conhecer as possíveis causas para resultados abaixo de 94%.

Veja também: Covid longa: 1 em cada 10 pacientes sofre com sintomas por meses, alerta OMS

Como usar o oxímetro?

Para não comprometer o resultado da aferição, o mais indicado é que o exame seja feito com as mãos em temperatura ambiente, já que se estiver gelada a chegada do sangue nos dedos (vascularização) é comprometida. Este fato pode garantir valores de saturação menores.

Além disso, unhas coloridas ou compridas também dificultam a segurança dos resultados, por isso na hora de avaliar a saturação de oxigênio no sangue, o ideal é mantê-las cortadas e sem esmalte. Doenças como anemia e problemas de circulação sanguínea também podem interferir na medida.

É importante ressaltar, que o exame de oximetria não descarta a necessidade de realizar os testes convencionais para detecção da Covid-19.

Em casos de sintomas respiratórios, buscar orientação médica ainda é o mais indicado.

Leia também: Estudo de novos antivirais para o combate à Covid-19 segue a passos lentos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.