Idade Moderna: 5 tópicos cobrados pelo ENEM

Confira quais são eles e turbine a sua preparação para a prova

A Idade Moderna é um período da história que começou no século XV e terminou no século XVIII, situando-se entre a Idade Média e a Idade Contemporânea.

O período foi palco de diversos acontecimentos marcantes para a história da humanidade. Assim, não é de se surpreender que muitos eventos da Idade Moderna sejam cobrados pelas questões das provas mais importantes do país, com um destaque para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Contudo, é claro que existem alguns temas que são abordados com mais frequência do que outros. Dessa forma, para te ajudar na sua preparação, o artigo de hoje trouxe um resumo com 5 tópicos da Idade Moderna que são extremamente cobrados pelo ENEM e podem aparecer na próxima edição do exame. Vamos conferir!

As Grandes Navegações

Segundo alguns estudiosos, as Grandes Navegações seriam o evento responsável por inaugurar a Idade Moderna, colocando fim ao período medieval.

Basicamente, as Grandes Navegações foram expedições marítimas organizadas por países europeus a partir do final do século XV. O marco inicial desse evento foi o ano de 1492, quando Cristóvão Colombo chegou no continente americano.

As Grandes Navegações possuem extrema importância para a história da humanidade, uma vez que elas foram responsáveis por expandir o horizonte dos europeus em direção ao continente americano. Além disso, essas expedições também foram responsáveis por consolidar a importância de Portugal enquanto uma potência europeia da época.

No caso do Brasil, as Grandes Navegações foram extremamente importantes, uma vez que foi devido ao início dessas expedições que Portugal chegou ao continente americano e colonizou os territórios aqui encontrados.

O Renascimento

O Renascimento foi um movimento cultural que teve início na Itália no século XV e se espalhou pela Europa nos séculos seguintes.

O período foi marcado por uma grande valorização da arte, da literatura e da ciência e pelo resgate da cultura clássica da Antiguidade Clássica. Além disso, a valorização do indivíduo, o racionalismo e o individualismo também foram elementos importantes do Renascimento e marcaram as produções culturais e intelectuais da época.

A Revolução Industrial

É claro que a Revolução Industrial não poderia ficar de fora da lista dos eventos da Idade Moderna mais cobrados pelo ENEM. O movimento, que começou na Inglaterra a partir do ano de 1760, alterou completamente o funcionamento do mercado produtor europeu.

A principal característica do movimento foi a substituição do trabalho artesanal pelo trabalho industrial, impulsionado pela utilização de máquinas a vapor. Além disso, devemos mencionar que a Revolução foi responsável pela introdução de novas máquinas e processos de fabricação, além de transformar completamente os cenários urbanos e sociais do continente europeu.

O Iluminismo

O Iluminismo foi, sem dúvidas, um dos principais acontecimentos da Idade Moderna. Esse movimento intelectual surgiu no século XVIII na França, mas logo se expandiu para outras nações do continente europeu também.

Os pensadores do movimento iluminista defendiam a razão, a ciência e a liberdade em suas produções. Os escritos iluministas impactaram profundamente a política, a economia e a cultura da época.

O Iluminismo também impactou o Brasil, uma vez que o movimento esteve presente no país por meio das ações de figuras como José Bonifácio, que defendia a modernização do país e o liberalismo na economia.

Reformas religiosas e Contrarreforma

Outro tópico da Idade Moderna muito abordado pela prova do ENEM é o surgimento das reformas religiosas e da consequente Contrarreforma.

As reformas religiosas começaram no século XVI, no Sacro Império Romano-Germânica. Depois disso, elas alcançaram países como a Inglaterra, com o Anglicanismo, e a Suíça, com a doutrina de João Calvino. Diante das ameaças, a Igreja Católica decidiu responder aos movimentos de transformação com a instituição da Contrarreforma, em 1545, que impôs uma série de diretrizes para a reafirmação do poder do clero e dos dogmas católicos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.