O ID Jovem, ou identidade jovem, é um documento que possibilita vários benefícios e descontos para o seu portador. Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal para oferecer diversos benefícios para o jovem de baixa renda.
Milhões de jovens brasileiros já emitiram o seu documento e já estão aproveitando todas as suas vantagens. Então se você deseja saber se também tem direito e como solicitar o seu ID Jovem, confira a nossa matéria na íntegra e fique por dentro de todos os detalhes!
Em primeiro lugar, para ter direito ao ID Jovem, é necessário ser jovem brasileiro de baixa renda. Isso porque o programa visa beneficiar e democratizar o transporte interestadual para as pessoas mais carentes.
Confira os requisitos para participar do programa:
Vale destacar que este não é um benefício exclusivo para quem está matriculado em uma instituição de ensino. Sendo assim, qualquer pessoa que se adéque aos requisitos pode participar, independente se estiver estudando ou não.
A identidade jovem garante que o jovem de baixa renda entre 15 e 29 anos tenha acesso a diversos benefícios. Entre eles, é possível conseguir desconto de 50% em cinemas, teatros e shows, bem como em outros eventos artístico-culturais e esportivos.
Além disso, o jovem também pode obter descontos de 50% e 100% em viagens interestaduais de ônibus da linha convencional.
Para conseguir transporte de ônibus gratuito entre os estados, você precisa se dirigir a uma agência de vendas presencial e solicitar a passagem pelo ID Jovem. Assim, deve apresentar a carteirinha para comprovar que é um beneficiário do programa.
Dessa forma, você poderá obter desconto total ou parcial da sua passagem em uma das quatro vagas reservadas em cada ônibus convencional.
Vale ressaltar que a empresa não possui a obrigação de emitir a passagem com desconto de forma online. Sendo assim, é fundamental que você se dirija a um terminal rodoviário para emitir a sua passagem de forma presencial.
Para obter o seu ID Jovem, você primeiro precisa se certificar de que cumpre todos os requisitos do programa. Em seguida, precisa fazer o cadastro ou atualização dos seus dados no CadÚnico (Cadastro Único).
Para isso, basta se dirigir para o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do seu município com comprovante de renda, comprovante de residência, documento de identificação com foto e o NIS (Número de Identificação Social).
Após o atendimento presencial e atualização dos dados, é possível emitir o ID Jovem de forma online diretamente do seu celular. Para isso, basta baixar o aplicativo ID Jovem. Ele está disponível para aparelhos Android e IOS.
No app, você precisará preencher os seguintes dados:
Após o processamento dos dados no aplicativo, a sua carteirinha será emitida e você poderá consultar diretamente no app sempre que necessário. A sua validade é de 180 dias.