Horário de verão vai voltar no governo Lula?

A estação do verão está chegando, mas, como nos últimos três anos, não haverá horário de versão. Durante o seu governo, Bolsonaro suspendeu a medida que antecipa uma hora no relógio dos brasileiros no período mais quente do país.

A estação do verão está chegando, mas, como nos últimos três anos, não haverá horário de versão. Durante o seu governo, Bolsonaro suspendeu a medida que antecipa uma hora no relógio dos brasileiros no período mais quente do país.

No entanto, com a eleição do presidente Lula (PT), os cidadãos se questionam sobre a volta da modalidade. Todavia, é preciso aguardar as decisões do novo chefe da federação.

 

Horário de verão

O referido horário de verão obriga que todas as unidades da federação aderentes a medida adiantem uma hora em seu relógio padrão. O período de execução, como o nome sugere, começa no verão e só termina no outono.

Na prática, essa ação permite que os cidadãos aproveitem mais a luz natural, uma vez que no verão o dia começa mais “cedo”. Além disso, é possível esperar um tempo maior até que a noite chegue, sendo possível economizar energia.

Vale ressaltar que essa medida não é nova. Em 1784, Benjamin Franklin, presidente dos EUA pensou nessa situação e propôs “Um projeto econômico”. A intenção era “poupar” a luz do dia, dessa forma, ele implementava leis que obrigavam os trabalhadores a acordarem mais cedo.

Sendo assim, o horário de verão é pensado como uma forma de acompanhar o nascer do sol. A novidade chegou ao Brasil em 1931, com o objetivo de economizar energia e combustível. A ideia deu tão certo que foi padronizada no Decreto nº 20.466.

Desse modo, durante cinco meses do ano, uma parte grande do país segue o horário de verão, com uma hora de antecedência, e os outros sete meses seguem o tempo padrão. Todavia, ainda hoje a mudança causa muitas polêmicas e deixa a população dividida.

 

Situação atual no Brasil 

Desde 2019, o atual presidente do país revogou o decreto que instaura o Horário de Verão. De acordo com o líder, o motivo era que a modalidade interferia negativamente na saúde, além de possibilitar o aumento da violência no período matutino.

Em contrapartida, o presidente eleito, Lula, pretende discutir a situação. Recentemente ele abriu uma enquete em sua conta no Twitter para que os brasileiros votem no que preferem. Até então, milhares de pessoas já contribuíram com sua escolha.

São levados muitos fatores em consideração. Por um lado, o horário de verão pode causar ciclos animais de sono. por outro, aqueles que trabalham até tarde podem voltar para casa ainda com o dia claro, o que pode diminuir o número de acidentes e violência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.