Horário de verão pode voltar se maioria concordar, diz Bolsonaro - Notícias Concursos

Horário de verão pode voltar se maioria concordar, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a falar sobre a possível volta do horário de verão, desta vez ele defendeu que isso só aconteceria caso a maioria da população concordasse com a medida.

“Se comprovou, realmente, que não aumentava o consumo de energia, que era o ponto focal, principal, da existência do horário de verão. E até o momento, eu vejo que continua a maioria da população contrária ao horário de verão. Se a maioria mudar de posição, eu sigo a maioria. Sou democrata, sigo a maioria”, defendeu Bolsonaro, em entrevista à rádio ABC, do Rio Grande do Sul.

Desde 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro, o horário de verão foi suspenso. O motivo? O governo entendeu que havia perdido o sentido de manter a medida para os próximos anos.

“Nos últimos anos houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o período de maior consumo diário para o período da tarde, quando o horário de verão não tem influência”, informou o Ministério de Minas e Energia em 2019.

Em uma pesquisa, que o governo não revelou detalhes, também divulgaram que a maioria das pessoas desejavam o fim deste horário.

Grandes redes já pediram volta do horário de verão

Em junho, um grupo de empresas, entre elas McDonalds, Burguer King e Outback, já se posicionou pela volta do horário de verão em uma carta enviada ao presidente. Com “uma hora a mais” no dia, a expectativa dos empresários é que o faturamento também aumente.

“É um pleito que não prejudica ninguém. Certamente seria uma boa medida de fomento para retomada”, afirmou na época o diretor da Associação Nacional dos Restaurantes (ANS) , Fernando Blower, a Folha de São Paulo.

Mesmo neste cenário, Bolsonaro não parece muito convencido e afirmou que espera “apoio popular” para retornar com o horário especial. Por outro lado, ele não mencionou como tem medido qual a opinião da população neste sentido.

“Sei que para alguns setores aumenta o faturamento, porque as pessoas ficam mais tempo frequentando o comércio. Isso a gente pesa aqui também. No momento não tem clima, apoio popular para a gente voltar o horário de verão”.

Especialistas ouvidos pelo G1, por outro lado, tem se mostrado favoráveis a medida por pelo menos três motivos:

  • Economia de energia;
  • Impacto positivo sobre a atividade econômica;
  • E o efeito da luminosidade adicional sobre indicadores de segurança pública.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?