Home Office: dicas para o trabalho remoto

Saiba o que fazer para tornar seu dia mais produtivo

Com a pandemia, o número de empresas que buscaram a implementação do Home Office foi exponencial. São inúmeras as facilidades neste tipo de trabalho. Ademais, não há a necessidade de pegar ônibus ou o carro, o horário é maleável, é possível ter mais conforto, economizar, e muito mais. 

No entanto, é preciso ficar atento, para não perder a sua produtividade e eficiência. Desse modo, é preciso ficar motivado e fugir de situações que possam atrapalhar, como por exemplo, ter que parar o trabalho para atender a questões familiares.

A princípio, para a empresa, é preciso manter o profissional engajado, pois não há um maior controle sobre o que ele está fazendo. A comunicação é prejudicada, pode-se ver muitas vezes disperso em outros afazeres. Para ajudar nesta situação, apresentamos algumas dicas para que você mantenha o foco e aproveite ao máximo o trabalho remoto.

INSS: Confira o calendário de pagamentos de julho

1 – Utilize um notebook

Um computador portátil é bastante vantajoso para quem deseja trabalhar remotamente. Todavia, você pode utilizar o da empresa ou o seu mesmo. Imagina a facilidade de se passar a tarde trabalhando em um parque, ou uma praça.

2 – Boa conexão

Ter uma boa conexão com a internet facilita o trabalho em Home Office. O serviço fica mais produtivo, há uma maior velocidade na transferência de arquivos e em conversas com seu chefe e empregador. Procure saber qual é a sua velocidade de internet e as possibilidades de um upgrade.

14º salário do INSS: Qual o valor e quem vai receber?

3 – Tenha um espaço próprio

Reserve um lugar de sua residência para ser seu novo escritório. Não se esqueça de levar tudo que possui na empresa para a sua casa. O espaço reservado para o trabalho deve ser bem organizado, oferecendo o que precisa para um trabalho mais eficiente.

4 – Utilize apps gratuitos para as reuniões

A tecnologia pode ser uma grande aliada nestas situações. Dessa maneira, alguns aplicativos gratuitos como o Hangout do Google são uma ótima opção para o caso da empresa precisar realizar alguma reunião com seus colaboradores em Home Office. Ele dispõe de câmera e possibilita o compartilhamento de tela e um chat.

5 – Tenha um horário fixo

Trabalhar em Home Office requer alguns cuidados, para que você não perca a sua eficiência e produtividade. Ter um horário fixo para o seu trabalho remoto é bastante importante. Uma rotina diária deve ser pensada, auxiliando na disciplina e na qualidade do serviço.

IFS libera resultado preliminar do Vestibular 2022/2

6 – Cuide de sua aparência

Vestir-se como se estivesse na empresa é uma ótima estratégia para garantir um bom dia de trabalho. Em suma, é preciso evitar o uso de pijamas, por exemplo, a fim de se preparar melhor para o seu serviço. 

7 – Não se distraia

Escolha um espaço em sua residência para ser seu escritório. aliás, é indicado que seja silencioso e que se evite distrações como a TV ligada, o celular tocando a todo o momento e mesmo a questão familiar. Avise seus filhos, esposa, marido, de que no momento de seu trabalho você precisa ficar só.

8 – Cuidado com as informações da empresa

É preciso agir como se estivesse trabalhando na empresa. Nada de discutir aspectos importantes de seu trabalho com outras pessoas. Haja como se você não estivesse em home office.

9 – Observe sua postura

É importante se sentar com conforto em frente a seu computador ou laptop. Dessa maneira você não sofre lesões nas costas e no pescoço, por exemplo. Com uma postura adequada você se cansa menos e aumenta a sua produtividade.

10 – Tenha um bom computador 

Ter um equipamento de qualidade otimiza seu tempo de utilização e facilita o seu trabalho no dia a dia. O monitor de vídeo também é importante, pois os melhores aparelhos cansam menos os olhos.

11 – Música para aumentar a concentração

Uma grande vantagem do Home Office é que você pode utilizar a música para ajudá-lo a se concentrar. Em síntese, pode ser um instrumental clássico ou até mesmo o jazz. Mas, não se esqueça, seu volume deve ser baixo.

12 – Faça atividades físicas 

Se exercitar antes de ir trabalhar pode ser uma ótima estratégia. Além de ser ótimo para a saúde, a atividade física pode tornar o tempo que você irá passar sentado em frente ao computador menos desgastante. Você pode fazer uma academia, caminhar, correr, entre outros. Em conclusão, com o tempo você vai perceber uma melhora no sono e na disposição para o dia de trabalho.   

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.