Todos nós sabemos que a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, aborda diversas questões de história. Elas são cobradas na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, no primeiro dia de aplicação do exame.
Contudo, a disciplina de história é longa e cheia de detalhes, o que torna difícil o seu estudo por completo. No ENEM, a matéria é dividida em duas áreas, história geral e história do Brasil, e questões sobre as duas estão presentes no exame.
Dessa forma, para te ajudar a estudar de uma maneira eficiente para o ENEM 2023, o artigo de hoje separou um resumo com tópicos de história geral que podem ser cobrados pelo ENEM. Confira!
O Iluminismo foi um movimento que surgiu no século XVIII, o “Século das Luzes”, e provocou intensas transformações culturais, intelectuais e científicas em todo o continente europeu. É importante ressaltar que a principal característica do Iluminismo é a defesa do uso da razão, já que os intelectuais do Iluminismo defendiam o predomínio da razão sobre a fé.
O termo “Primeira Revolução Industrial” é usado para denominar o período no qual, partir do século XVIII, a Inglaterra sofreu mudanças em seu sistema de produção.
Os principais produtos produzidos pelas máquinas das fábricas inglesas durante a Primeira Revolução Industrial foram os tecidos. Dessa maneira, as principais matérias-primas utilizadas eram a lã e o algodão.
Além disso, é válido destacar que o surgimento da Primeira Revolução Industrial foi o responsável pela criação de um modelo de sociedade pautado em relações de produção típicas do sistema capitalista, as quais eram marcadas pela presença da propriedade privada dos meios de produção e do trabalho assalariado.
O Fascismo é um tópico de história geral muito abordado pela prova do ENEM, ao lado do regime nazista.
O termo “Fascismo” é usado para denominar um movimento de manifestações extremista que surgiu no início da século XX, com o fim da Primeira Guerra Mundial.
Criado pelo italiano Benito Mussolini, o Fascismo foi um movimento político e social que usava de uma retórica populista para persuadir a população. Com a popularidade alcançada, esse regime de cunho nacionalista, antiliberal e antissocialista acabou somente no ano de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial.
O termo “fascismo” possui a sua origem na palavra do latim fascio (feixe), já que o símbolo fascista era o fascio littorio, um machado envolvido em um feixe de varas. O objeto era usado pelo Império Romano como um símbolo de união.
Outro assunto extremamente abordado pela prova do ENEM e que pode aparecer também na próxima edição do exame é o Antigo Regime.
O Antigo Regime foi sistema político e social que vigorava na França desde o século XVI e que foi abandonado com a eclosão da Revolução Francesa, em 1789. Além de uma economia mercantilista, a sociedade do Antigo Regime era caracterizada por uma estrutura social rigidamente hierárquica. Na época, a sociedade era dividida em três estados: o clero, a nobreza e o terceiro estado. O monarca, que governava com poderes absolutos, ficava acima dos grupos mencionados na sociedade.
No século XVIII, a França enfrentava uma grave crise econômica, causada principalmente pelos gastos excessivos do Absolutismo Monárquico no país.
Em 1789, o povo e a burguesia decidiram lutar contra o governo absolutista de Luís XVI. No dia 14 de julho, acontece a Tomada da Bastilha e, quando a República Francesa é proclamada e o rei é condenado à morte, a Revolução Francesa atinge o seu objetivo principal: colocar um fim ao Absolutismo Francês.
Além dos tópicos que mencionamos, existem outros temas de história geral que você não pode deixar de estudar para o ENEM, uma vez que eles são cobrados com muita frequência pelas questões da prova. Confia quais são eles a seguir:
Utilize o resumo que separamos para você para direcionar os seus estudos e garantir uma boa pontuação na prova do ENEM 2023.
As inscrições para o ENEM 2023 poderão ser realizadas a partir do dia 5 de junho de 2023 e os candidatos terão a oportunidade de se inscrever até o dia 16 do mesmo mês.
As provas do ENEM 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Confira a divisão a seguir: