História Geral: o Metalismo

Um resumo sobre o tópico!

Metalismo: aquilo que você precisa saber

O termo “metalismo” é utilizado em referência à uma das principais características do Mercantilismo, sistema empregado pelos Estados Nacionais Europeus durante a Idade Moderna.

O assunto é muito cobrado por questões de história geral, principalmente dentro do ENEM e dos vestibulares.

Dessa forma, para que você consiga alcançar um bom resultado nas suas provas e responder as questões corretamente, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre o metalismo. Confira!

Metalismo: introdução

Como mencionado, o metalismo era uma das principais medidas empregadas pelos Estados europeus que adotavam o mercantilismo como sistema.

A principal função do metalismo era medir a riqueza de uma nação por meio do acúmulo de metais preciosos, com um destaque para a prata e o ouro.

O metalismo também era conhecido como bulionismo, palavra que descende do termo “bullion” da língua inglesa, que pode ser traduzido como “ouro” ou “barras de ouro”.

Metalismo: a riqueza de uma nação

Como mencionado, o bulionismo era utilizado para medir a riqueza de uma nação de acordo com a quantidade de metais preciosos que a mesma possuía em seus cofres. Assim, pela lógica desse sistema, quanto mais metais, mais estabilidade econômica, o que consolidaria esse país como uma potência na Idade Moderna.

É justamente essa característica do metalismo que fez com que os Estados Nacionais europeus iniciassem, na Idade Moderna, uma corrida por metais preciosos, principalmente nas colônias do Novo Mundo.

Metalismo: contexto histórico

O bulionismo surgiu entre os séculos XVI e XVIII, no auge da Idade Moderna. É importante lembrar que o metalismo surgiu precisamente na época em que o Absolutismo vigorava na maior parte dos Estados Nacionais do continente europeu.

Os países da Península Ibérica se destacaram entre os séculos XVII e XVIII devido à presença de uma grande quantidade de metais preciosos nas colônias americanas. No caso de Portugal, o ápice do bulionismo aconteceria no século XVIII, com a descoberta de ouro e outros metais preciosos em Minas Gerais.

Metalismo: uso dentro da política mercantilista

Durante a Idade Moderna, o bulionismo foi utilizado em relação ao mercantilismo. Isso porque, os metais preciosos acumulados pelas nações europeias podiam ser utilizados como moedas de troca dentro das relações comerciais mercantilistas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.