História Geral: Guerra da Bósnia

Um resumo sobre o conflito

Guerra da Bósnia: resumo para ENEM e vestibulares

O termo “Guerra da Bósnia” é usado para definir um conflito que aconteceu entre os anos de 1992 e 1995 na região da Bósnia e Herzegovina.

O embate pode ser abordado por questões de história geral dentro das mais variadas provas do país, com um destaque para os vestibulares e o ENEM.

Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a Guerra da Bósnia. Confira!

Guerra da Bósnia: introdução

A Guerra da Bósnia foi um dos conflitos armados mais violentos no continente europeu depois da Segunda Guerra Mundial.

O embate aconteceu entre os anos de 1992 e 1995 e envolveu a Bósnia e a Sérvia. Mais de 100 mil pessoas perderam as suas vidas.

Guerra da Bósnia: motivos

No ano de 1980, a Iugoslávia era palco de conflitos envolvendo grupos pró-nacionalistas, os quais almejavam alcançar a independência e formar os seus próprios Estados. Nesse contexto conturbado, três nomes se destacaram na luta dos povos da ex-Iugoslávia. São eles: o representante dos bósnios, Alija Izetbegovic, Franjo Tudman, dos croatas, e Slobodan Milosevic, ao lado dos sérvios.

Dessa maneira, podemos enxergar a origem da Guerra da Bósnia no desejo de cada povo de deixar de fazer parte de um Estado único com diversas etnias para criar um Estado independente.

Os croatas e os eslovenos não se viam devidamente representados diante da hegemonia politica exercida pelos sérvios dentro daquele Estado comum aos povos. Esse ressentimento fortaleceu o desejo de independência e foi o responsável por dar início ao primeiro conflito armado entre a  Eslovênia e a Sérvia, em 1991.

A Bósnia ficou enfraquecida dentro da Iugoslávia com a declaração de independência da Eslovênia e da Croácia no mesmo período. Nesse contexto, a Bósnia decidiu seguir para o mesmo caminho rumo à independência.

A guerra começou após a independência da Bósnia ser reconhecida em abril de 1992. Depois do reconhecimento, a Sérvia iniciou o ataque à capital da Bósnia, Sarajevo: era o começo da Guerra da Bósnia. 

Com o fim conflito, a Bósnia Herzegovina foi dividida em duas repúblicas: uma para os sérvios e a outra para os croatas.

Guerra da Bósnia: consequências

Dentre as principais consequências do conflito, podemos mencionar a dissolução da Iugoslávia, a independência da Bósnia Herzegovina, perpetuação de conflitos religiosos nos territórios envolvidos, migrações em massa, fortalecimento de ideias separatistas na região e milhares de mortos.    

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.