História Geral: a Guerra Civil Nigeriana

Entenda o conflito de uma vez por todas!

A Guerra Civil Nigeriana: um resumo 

A Guerra Civil Nigeriana, também conhecida como Guerra de Biafra, foi um conflito que aconteceu entre os anos de 1967 e 1970. 

O tópico pode ser abordado por uma série de provas de história geral, com um destaque para o ENEM e para os exames de primeira e segunda fase dos vestibulares. 

A Guerra Civil Nigeriana: definição

A Guerra Civil Nigeriana, denominada também de Guerra de Biafra, foi um conflito que ocorreu entre a Nigéria e a República Separatista de Biafra.

Os embates, que se iniciaram no ano de 1967, marcaram a história do continente africano devido à violência dos mesmos.

A Guerra Civil Nigeriana: antecedentes históricos

Na década de 60, a Nigéria passava por uma reestruturação de suas estruturas políticas após a recente emancipação. Porém, esse processo não foi isento de dificuldades: os anos de colonização ainda prejudicavam fortemente a economia nigeriana e conflitos entre as diferentes etnias que viviam no local eram constantes. 

Além disso, a corrupção no governo se comportava como um problema e o equilíbrio político era impossível.

Esse cenário contribuiu para que, no ano de 1966, um golpe de Estado e o assassinato do primeiro-ministro Abubakar Tafawa Balewa e de governadores acontecessem. 

A Guerra Civil Nigeriana: o golpe de Estado

O golpe de Estado aconteceu contemporaneamente ao assassinato do primeiro-ministro nigeriano e dos governadores das regiões oeste e norte da nação: Ladoke Akintola e Ahmadu Bello. Vale ressaltar que, antes do golpe, a Nigéria era dividida em três regiões: norte, oeste e leste, cada qual com o seu governador. 

Um pouco depois do golpe, militares do norte consolidaram uma aliança com a população e promoveram um contragolpe. A partir dele, os integrantes da etnia Ibo, maioria no país, decidiram, no ano de 1967, separar a sua região do resto do país.

A Guerra Civil Nigeriana: características 

A decisão do grupo de formar uma república independente, a República Separatista de Biafra, incomodou o governo da Nigéria. 

Assim, os líderes nigerianos decidiram responder com violência, iniciando a Guerra de Biafra. O governo da Nigéria autorizou os exércitos a utilizaram extrema violência contra não somente os soldados, mas também os civis que viviam no local. 

O conflito foi amplamente documentado pela imprensa de todo o mundo, especialmente devido às fotos chocantes de crianças e adolescentes que passavam fome. A fome generalizada foi ocasionada pelo bloqueio realizado pelo governo nigeriano: os líderes de Estado decidiram impedir a passagem de armas, medicamentos e alimentos para a região de Biafra.

A Guerra Civil Nigeriana: declínio

A Guerra Civil Nigeriana terminou no ano de 1970, a partir da incorporação da região de Biafra ao Estado da Nigéria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.