História Geral: a casa dos Médici

Um resumo completo

Médici: um resumo de história sobre essa poderosa família

A casa real dos Médici (Medici, em italiano) foi responsável pela consolidação de importantes mudanças no renascimento italiano.

Esse assunto pode ser abordado por questões de história, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a casa real dos Médici. Confira!

A casa real dos Médici: definição 

A casa real dos Médici foi uma dinastia italiana que teve origem na região de Mugello, Itália. O poder político da família aumentou, até que passaram a governar a cidade de Florença, um dos centros urbanos renascentistas mais importantes da época.

Após um ano de exílio, Cosimo de Medici retornou para Florença em 1434. Longe de um retorno tranquilo, o banqueiro realizou uma entrada exuberante na cidade, a fim de mostrar para toda a cidade a sua volta. Isso porque, Cosimo havia sido exilado por outros nobres da cidade após a acusação de tentativa de instauração de um governo tirânico.

Então, a família Medici se tornou uma casa real cuja força provinha dos recursos financeiros usados para apadrinhar e financiar a classe média e aqueles utilizados para criar alianças a pessoas poderosas.

A casa real dos Médici: principais aspectos

O domínio da casa real dos Médici moldou parte da Itália renascentista, uma vez que a família foi responsável por fundar a primeira grande instituição financeira do mundo: uma multinacional que permitiu o uso do poder econômico para interferência na política, nas artes e na religião. Esse modelo de administração bancária pode ser encontrado ainda nos dias de hoje dentro das bases de Estados modernos europeus.

Os membros da casa real dos Médici eram cidadãos comuns e não monarcas. Eles conquistavam o seu poder através da influência financeira que tinham em Florença e não por meio de algum suposto “direito divino”, como fizeram monarcas de outros países. Os Medici ainda influenciaram diretamente a Igreja, principalmente por meio da influência sobre a nomeação de papas. De fato, quatro papas eram membros da família, o Papa Leão X (João de Medici), Papa Clemente VII (Júlio de Medici), Papa Pio IV (João de Ângelo de Medici) e Papa Leão XI (Alexandre Otaviano de Medici).

A casa real esteve em vigor até o ano 1737, com intervalos. É necessário mencionar também que a família atuou como patrona das artes e das letras, financiando diversos artistas extremamente importantes, como Michelangelo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.