História do Brasil: o Sistema de Plantation

Confira um resumo sobre o assunto

Sistema de plantation: como foi usado na história do Brasil?  

O termo “sistema de plantation” é usado para denominar um sistema econômico que foi usado durante o período conhecido como “Brasil Colônia”.

O assunto é abordado com muita frequência pelas principais provas do país, como os vestibulares, os concursos e a prova do ENEM.

Dessa forma, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o sistema de plantation. Vamos conferir!

Sistema de Plantation: introdução

Como mencionado, o “sistema de plantation” foi um sistema de exploração utilizado no período que compreendeu os séculos XV e XIX sobretudo nas colônias europeias da América. Nesses sistemas, a mão-de-obra empregada era a de escravizados.  

Sistema de Plantation: características

Dentre as principais características do sistema de plantation, podemos citar: uso de monocultura, mão-de-obra escrava, presença de grandes latifúndios e produção voltada à exportação.

Os grandes espaços de terras, os latifúndios, eram utilizados para plantar em grande quantidade um único produto, por meio do sistema de monocultura.  

Sistema de Plantation: no Brasil

O Brasil plantava na maioria dos casos produtos tropicais e a produção em grande escala. A colônia começou com a cana-de-açúcar, durante o chamado “ciclo da cana-de-açúcar”. Posteriormente, o algodão e o café também seriam cultivados e exportados. Os produtos eram os responsáveis por abastecer o mercado externo e gerava muitos lucros para as metrópoles.    

Um ciclo comercial bem estabelecido era mantido pelo sistema de plantation e consistia na venda dos produtos no continente europeu. As mercadorias também serviam de moeda de troca com comerciantes de escravizados.

O símbolo principal do sistema de plantation era a Casa Grande, local no qual morava o proprietário dos latifúndios. A oposição era a senzala, em que residiam os escravizados. Os trabalhadores livres também estavam presentes nos latifúndios e engenhos que ajudavam na administração e em outros serviços igualmente habitavam casas no latifúndio.       

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.