Governo de Artur Bernardes: aquilo que você precisa saber
Artur Bernardes esteve na presidência do Brasil entre os anos de 1922 e 1926, durante o período conhecido como “República Velha”.
Os principais feitos de Bernardes são abordados com frequência por questões de história do Brasil, principalmente dentro dos vestibulares e da prova do ENEM.
Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o governo de Bernardes. Vamos conferir!
Governo de Artur Bernardes: introdução
Como mencionado, o presidente Artur Bernardes liderou o Brasil entre os anos de 1922 e 1926, durante parte da República Velha.
Bernardes desenvolveria uma agitada carreira política, atuando como deputado e senador. A sua eleição como presidente aconteceu por meio do Partido Republicano Mineiro, um dos partidos dominantes durante a República Oligárquica e a política do café com leite, em que mineiros e paulistas alternavam os seus candidatos na presidência do país.
Governo de Artur Bernardes: revolta dos 18 do forte
Logo após as eleições, Artur Bernardes começou a enfrentar problemas. Os militares ficaram insatisfeitos com os resultados das eleições e a vitória de Bernardes e passaram a realizar constantes manifestações. Com isso, o exército foi convocado para combater os manifestantes.
Porém, a repressão do governo fez com que parte dos militares se organizassem para realizar uma revolta: a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana.
Governo de Artur Bernardes: problemas
Os problemas continuariam ao longo do governo de Artur Bernardes. Dentre os principais motivos que ocasionaram a situação tensa, podemos citar a crise econômica existente na época e o governo por estado de sítio realizado por Bernardes.
Ainda, devemos nos lembrar também que o movimento tenentista também afetou negativamente o governo de Bernardes, além da Revolta Paulista de 1924 e a Coluna Prestes.
Governo de Artur Bernardes: conclusão
Apesar dos problemas, Artur Bernades conseguiu completar o seu governo e também ajudou sair a eleger o seu sucessor, o presidente Washington Luís.