História do Brasil: o Ciclo do Café

Tudo que você precisa saber sobre esse assunto

O Ciclo do Café: um resumo para ENEM e vestibulares

O termo “Ciclo de Café” é usado para definir um dos ciclos econômicos da história do Brasil.

O assunto aparece com frequência em questões de história do Brasil dentro das mais variadas provas do país, como os concursos públicos, os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para que você possa se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre o ciclo do café. Vamos conferir!

O Ciclo do Café: definição

Como mencionado, o termo “ciclo do café” é utilizado para denominar uma fase da história brasileira em que o café foi o principal produto econômico. Essa fase começou na década de 1850, com o fim do ciclo do ouro.

O Ciclo do Café: principais aspectos

O ciclo do café teve seu auge em 1870, quando as plantações se expandiram e chegaram em cidades do interior do sudeste, que tinham um tipo de terra muito fértil para esse tipo de cultivo: a “terra roxa”.

Nessa fase do ciclo, a exportação cresceu. Com o início das leis abolicionistas, ocorreu uma alta demanda de mão-de-obra. Assim, o governo brasileiro passou a propagandear que o país necessitava de trabalhadores, o que atraiu muitos imigrantes estrangeiros.

É importante ter em mente que o ciclo durou quase cem anos e em todo esse período a produção café foi a principal atividade econômica do país. Os maiores consumidores do café brasileiro na época foram os Estados Unidos e também países europeus. 

O Ciclo do Café: declínio

No século XX, a produção de café passou a a ser maior que o mercado consumidor, provocando estoques excessivos e uma queda nos preços. Igualmente, com a crise de 1929, os Estados Unidos e os outros países que consumiam o café deixaram de comprar o produto, provocando uma intensa crise no Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.