História do Brasil: Entenda o Tratado de Madri 

O Tratado de Madri buscava a substituição do Tratado de Tordesilhas, ou seja, estabelecia novas fronteiras entre as colônias de Portugal e Espanha na América. 

Por meio desse tratado, os portugueses cediam a Colônia do Sacramento (no Uruguai) para a Espanha. 

Já os espanhóis cederam o território ocupado pelos Sete Povos das Missões. Ademais, o acordo acabou sendo assinado em 13 de janeiro de 1750 entre portugueses e espanhóis. 

Contudo, para exercer o direito sobre essas terras, o brasileiro Alexandre de Gusmão (1695 – 1753) que era embaixador e secretário de Dom João V, convocou o direito do “uti possidetis, ita possideatis”. 

A saber, esse princípio estabelece que aquele que ocupa um território, acaba sendo o seu proprietário. Ou seja, como a região dos Sete Povos das Missões havia portugueses, o argumento acabou aceito pelos espanhóis. 

O Tratado de Madri poderá aparecer em questões de história do Enem “Exame Nacional do Ensino Médio”, assim como em diversos vestibulares. Por isso acompanhe o artigo e saiba tudo sobre!

Tratado de Madri: União Ibérica

Devido ao suposto sumiço de Dom Sebastião em 1578 nos Marrocos, Portugal ficou sem herdeiro que pudesse ocupar o trono. Por isso, o rei da Espanha Felipe II alegou que era o herdeiro do trono português como Felipe III. 

A saber, foi nesse momento que a Península Ibérica ficou inteiramente sobre a tutela do Rei da Espanha. 

A União das Coroas Ibéricas perdurou entre 1580 e 1640 e chegou ao fim do Golpe da Restauração de Portugal. 

Nesse momento, o Tratado de Tordesilhas perdeu a validade, e os portugueses estabelecidos na colônia voltaram a circular livres pelo território. 

Resumo da União Ibérica

Com o Tratado de Tordesilhas em 1494, estabeleceu-se os limites das terras conquistadas entre Portugal e Espanha situados na Península Ibérica. 

Contudo, com a União Ibérica, em 1580-1640, os portugueses ocuparam vários territórios espanhóis. Desse modo, esse acordo precisou ser assinado pelos dois reinos. 

Já em 1750, Portugal e Espanha estabelecem o Tratado de Madri, onde os portugueses cedem a Colônia do Sacramento para a Espanha. Dessa maneira, os espanhóis entregam o território que hoje compreende o estado do Rio Grande do Sul. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Tratado de Madri?

Não deixe de ler também – História: Entenda o que foi a União Ibérica

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.