Sociedade da informação: Com estudar o tema

A sociedade da informação é um termo criado no século XX, devido aos grandes avanços tecnológicos desse período. 

Afinal, a tecnologia tornou-se algo fundamental e essencial na determinação do sistema social e econômico. 

Além disso, depois do avanço das telecomunicações e informática depois da década de 70, o mundo apresentou novos modelos para o processamento da informação. 

Todo esse processo transformou a sociedade de modo geral, fator que levou vários estudiosos a aprofundar-se no tema, inclusive o criador do termo Daniel Bell (1919 – 2011) que iniciou debates sobre a sociedade pós industrial. 

Ademais, Bell também afirmou que os serviços e a estrutura central da nova economia seriam baseados na informação e conhecimento. 

A sociedade da informação tornou-se um tema provável de vestibulares e do Enem. Por isso vale a pena ficar ligado nesse assunto, acompanhe o post e saiba tudo sobre!

Sociedade da informação x Sociedade do conhecimento

Nos anos 90, os debates ficaram cada vez mais técnicos sobre o assunto e por isso surge o termo “sociedade do conhecimento” como uma das formas de referir-se ao termo “sociedade da informação”. 

Em síntese, os líderes de todo mundo notaram que a informação possui um papel fundamental e cada vez mais central na vida social, cultura e política. 

Além disso, o termo “sociedade da informação” tornou-se um dos vários conceitos que buscam explicar o mundo contemporâneo. Além desse termo alguns outros surgiram como a “sociedade do conhecimento” ou a “nova economia” acabaram utilizados para debater sobre a sociedade pós industrial. 

Contudo, a discussão central acerca do tema não é a informação, mas a sociedade que utiliza-se dessa informação. Dessa maneira, falar em sociedade no singular, leva a crer em uma influência para sociedade unilateral. 

Vantagens e Desvantagens

A Sociedade da Informação é informativa e comunicacional, criada principalmente através de avanços da microeletrônica, optoeletrônica e multimídia. 

O sistema acabou criado sobretudo para adquirir, armazenar, processar e disseminar informações. Como por exemplo, a televisão, celular, internet, rádio são responsáveis pela evolução da nova sociedade. 

Por exemplo, um grande diferencial dos avanços tecnológicos, por exemplo, são os processos decisórios e empresariais realizados a qualquer distância por meio de videoconferências. 

Além disso, ferramentas digitais são fundamentais para a sociedade atual, como o correio-eletrônico, redes sociais, netbanking, sites de compras, entre outros. 

A principal desvantagem acaba sendo o afastamento dos seres humanos do mundo real, para viver em uma realidade virtual paralela. 

Como por exemplo, crianças e jovens que passam horas em jogos e aplicativos, tal qual adultos em redes sociais que podem desenvolver em alguns problemas. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a sociedade da informação?

Não deixe de ler também – Sociologia e Antropologia: Diferenças entre os dois campos de estudo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.